cabeçaho-site-ciaud.png

Graça Maria Rovisco Gracia Pedroso Mallaguerra Nunes

 GP

Graça Pedroso (1957). Professora de História e Tecnologia de Mobiliário e coordenadora da pós-graduação em Peritagem de Mobiliário e do Mestrado em Design de Interiores na Escola Superior de Artes Decorativas da FRESS. Pertence ao Centro de Estudos de Artes Decorativas da mesma escola e ao Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FAUTL.
Doutorada em Design sobre o tema “O mobiliário português de produção em série do terceiro quartel do séc. XX”, na FAUTL.
Tem elaborado publicações sobre a temática do mobiliário. Tem participado em colóquios, cursos, realizado conferências e comissariado exposições sobre o mesmo tema.

 

Curriculum Vitae

 

Comunicações 

2016

Artífices, operários, industriais e designers: a mudança no mobiliário português do séc. XX -I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble Universidad de Oviedo. 20-22 Octubre 2016.

José Espinho: O percurso e a visão nos móveis Olaio- Museu de Cerâmica de Sacavém.

2013

Problemática da preservação dos interiores e do Design Moderno em Portugal - MUDE, Museu da Moda e do Design.

2012

Artífices, operários, industriais e designers: A mudança no mobiliário português no séc. XX - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva – Museu de Artes Decorativas Portuguesas.

O mobiliário português de produção em série do terceiro quartel do séc. XX (1951 a 1974), Workshop Phd Design 2012 – Workshop Furniture - Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura (CIAUD – Centro de

Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design).

Artífices, operários, industriais e designers: A mudança no mobiliário português no séc. XX - IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), 9ª edição do Fórum ESART 2013

2010

A herança cultural da França nas artes decorativas portuguesas, integrada na mesa redonda sobre as relações interculturais entre França e Portugal – Instituto Jean Monet Lisboa. RELAÇÕES INTErC ULTURAIS ENTRE FRANÇA E PORTUGAL”“RELAÇÕES INTERCULTURA

2009

Para uma teoria do estudo do Mobiliário, integrada no 5º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, realizado em Bauru – Universidade Estadual de São Paulo, Brasil.

2007

Quando o móvel falou design em Portugal, integrada no I Colóquio de Artes Decorativas promovido pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

2003 e 2004

A colecção de Mobiliário da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva - Museu Escola da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva promovida pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

1997

O Tempo e o Móvel em Portugal, em colaboração com Raquel Pereira Henriques, integrada nas Lições de História das Artes Decorativas, organizadas pela Câmara Municipal de Viseu e pela Edicarte.

1999

A Conservação preventiva dos bens móveis da Igreja - Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

1996

O mobiliário de Sacristia da Igreja de Santa Cruz de Coimbra e da Igreja da Graça de Lisboa - Igreja da Graça de Lisboa.

 

Publicações 

2017

‘José Espinho – Vida e Obra’ no prelo. Mude, Lisboa.

2013

‘José Espinho: a diversidade no fazer’, Uzina books, Lisboa.

2010

‘Inovar, Imaginar, Sentir o móvel’, in: MUDE – Museu do Design e da Moda (ed.) António Garcia designer: Zoom in/Zoom out, MUDE – Museu do Design e da Moda, Lisboa.

2009

‘Mudança, o mobiliário português da manufactura ao processo industrial’, Revista Convergências, n.º3, 43, acessível via Convergências revista de investigação E Ensino das Artes, 31 Jan 2010 <http://convergencias.esart.ipcb.pt>.

2008

‘Quando o móvel falou design em Portugal.’, in: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, (ed) 2008, Mobiliário Português Actas do 1º Colóquio de Artes Decorativas, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa.

2007

Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (ed) 2007 Oficinas Workshops, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa.
‘O móvel português do séc. XX também foi design’ acessível via MUDE – Museu da Moda e do Design

2005

Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Umeleckoprûmyslové museum v Praze (ed) 2005, Formas e ambientes: as colecções do museu de artes decorativas de Praga, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Umeleckoprûmyslové museum v Praze. Lisboa. Colaboração na elaboração do texto em Português.

2002

Mobiliário: Móveis de conter, pousar e de aparato, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa. Em colaboração com Freire, FC & Henriques, RP.

2001

Mobiliário: Móveis de Assento e de Repouso, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa. Em colaboração com Freire, FC & Henriques, RP.
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (ed) 2001 Guia Museu Escola de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa. Recolha de dados e apoio à investigação.

2000

Vários artigos para a revista Casa e decoração.

1999

Canti, T 1999, O móvel no Brasil: origens, evolução e características, Editora Agir e Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa. Glossário e revisão da primeira edição da obra, elaborados em colaboração com Freire F.C.e Henriques R.P.

 

Atualizado a 26 de Junho de 2017