cabeçaho-site-ciaud.png

FCT - Noticias

NewSpace Atlantic Summit 2018 - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Informamos sobre o Evento da FCT que se realiza dia 28 e 29 de maio em Lisboa 

"O NewSpace Atlantic Summit 2018, evento organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Agência Ciência Viva para a Cultura Científica e Tecnológica e a Space Frontier Foundation, vai realizar-se no Pavilhão do Conhecimento nos dias 28 (tarde) e 29 de maio (manhã) em Lisboa.

A sessão de abertura contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Secretário Regional do Mar, da Ciência e da Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, do antigo diretor da Agência Espacial Europeia (ESA), Jean Jacques Dordain, e do CEO da Euroconsult, Pacôme Revillon. Outras sessões contam com a participação de Athiye Jawad, executiva da Planet, Candace Johnson, Presidente da European Trade Association for Business Angels, Sarah Cruddas, jornalista e produtora especializada na área do espaço, e Laura Berneri, Diretora de Comunicação do Thales Alenia Space.

Esta conferência tem como foco principal a recente estratégia nacional para o espaço, “Portugal Space 2030” (www.ptspace2030.pt), e a proposta da Lei do Espaço, atualmente em discussão pública. Serão também discutidas matérias como as infraestruturas para o Espaço e observação da terra, a implementação do Atlantic International Research Centre, o serviço lançadores e a divulgação científica, a educação e a comunicação no setor.

Pode consultar o programa preliminar do evento aqui.

A inscrição no evento é gratuita, mas condicionada à lotação do local, pelo que se desejar participar preencha o formulário de inscrição.

Para mais informações consulte o sítio http://newspaceatlantic.spacefrontier.org/2018/ e questões ou dúvidas envie-as para o email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.." 

Fonte: Divulgação FCT

 

 

A FCT abriu as inscrições à participação em mais um conjunto de cinco workshops subordinados às Agendas Temáticas de Investigação e Inovação.

 

Estes workshops têm como objetivos promover a divulgação do trabalho desenvolvido pelos peritos das Agendas, num processo dinâmico e aberto; incentivar a participação da comunidade científica e de inovação, de entidades públicas, de associações e stakeholders com interesse no tema da agenda; e permitir a discussão da versão preliminar da Agenda, antes da finalização do processo de redação.

Neste sentido, os workshops não serão apenas um momento de divulgação do trabalho em curso, mas igualmente uma oportunidade para receber contributos adicionais que possam consolidar a versão final das Agendas. Consulte o calendário, que será atualizado à medida que forem agendadas novas sessões de workshops, e inscreva-se.

 

Calendário de Workshops das Agendas Temáticas:

Turismo, Hospitalidade e Gestão do Lazer

10 de maio | 14h30 | IGOT (inscrição| programa)

 

Inclusão Social e Cidadania

11 de maio | 14h30 | Teatro Thalia (inscrição | programa)

 

Mar

14 maio | 14h30 | Universidade de Aveiro (inscrição | programa)

 

Saúde, Investigação Clínica e Translacional

15 maio | 14h30 | Fundação Calouste Gulbenkian (inscrição | programa a anunciar)

 

Espaço e Observação da Terra

28 de maio | 10h15 | Pavilhão do Conhecimento (inscrição | programa a anunciar)

 

Trabalho, Robotização e Qualificação para o Emprego

Porto (data e hora a anunciar e inscrição em breve)

 

 

FCT - Candidaturas ao Concurso 

21-07-2017 Evento público do XXVII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA), Lisboa

Até 31-07-2017 Chamada para Inovadores Agro-alimentares Mediterrânicos (Siena, Itália)

11 a 14-09-2017 Lisbon Training Workshop on Quantum Technologies in Space

13-09-2017 Colóquio Internacional Manuscritos Judaicos Medievais na Península Ibérica (CH-ULisboa)

24 a 30-09-2017 Porto Water Innovation Week 2017

24 a 31-10-2017 Matchmaking tour for European researchers and innovators in China

05 a 10-11-2017 Autumn School SCoRE'17 | Science Communication for Researchers in Education (Aveiro)

31-03-2018 Candidaturas - Prémio André Jordan Investigação em Economia das Cidades, Turismo e Imobiliário

Informamos que a data limite para apresentação de candidaturas ao Concurso para Projetos IC&DT em Todos os Domínios Científicos (02/SAICT/2017) foi adiada para o dia 30 de maio de 2017 até às 19 horas (hora de Lisboa).

Veja a republicação do Aviso e do Referencial de Mérito. Foram também disponibilizadas respostas a perguntas frequentes (FAQ), elaboradas na sequência das sessões de esclarecimento realizadas por todo o país.

Recomenda-se aos proponentes que evitem a submissão de candidaturas no último ou nos últimos dias do prazo. A submissão tardia de candidaturas poderá impossibilitar a resolução de eventuais constrangimentos decorrentes do processo de validação/submissão.  (notícia elaborada com base em informação fornecida pela FCT)

Atualizado a 9 de Maio de 2017

 

 0001FCT V cinza

Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT para o ano académico 2018/2019

Concurso aberto até 31 de Janeiro de 2018

Objectivos e Enquadramento

Estas bolsas destinam-se a bolseiros de doutoramento diretamente financiados pela FCT que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano.

Áreas de estudo:
Todas as áreas.

 Requisitos:
- Ser detentor de uma Bolsa de Doutoramento diretamente financiada pela FCT;
- Bons conhecimentos de Inglês;
- Prova de concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana;
- Prova de concordância com o projeto por parte do orientador científico do programa de doutoramento que o candidato está a realizar.

Processo de selecção:

- Verificação dos requisitos de admissibilidade geral de todas as candidaturas recebidas e documentos anexos e análise da sua conformidade com as normas estabelecidas no regulamento e com as instruções de candidatura;
- Entrevista.

 Duração:
De 4 a 9 meses consecutivos. A bolsa não poderá ter início antes de 15 de setembro de 2017.

Benefícios:
Para além do subsídio mensal e outros subsídios atribuídos pela FCT no âmbito da bolsa de doutoramento financiada, os bolseiros que forem seleccionados para esta bolsa irão usufruir dos seguintes benefícios:
- Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA por parte da Comissão Fulbright e do Institute for International Education;
- Emissão dos documentos necessários ao visto J-1;
- Isenção do pagamento do visto;
- Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa;
- Orientação antes da partida para os EUA;
- Oportunidades de participação em seminários e outras actividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos;
- Integração na rede mundial de bolseiros Fulbright.

 Requisitos de Admissibilidade:
São admissíveis a concurso os candidatos que reúnam os seguintes requisitos:
- Possuam nacionalidade portuguesa;
- Não tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright;
- Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso;
- Não possuam dupla nacionalidade portuguesa e norte-americana;
- Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA;
- Não possuam visto que lhes permita residir nos EUA entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA. 

 Candidaturas:
O concurso decorre entre 1 e 31 de janeiro de 2018.

 As candidaturas são submetidas online, através de formulário disponível na página da Comissão Fulbright: http://www.fulbright.pt/bolsas/bolsas-fulbright-para-investigacao-com-o-apoio-da-fct-fundacao-para-a-ciencia-e-a-tecnologia/

Além do formulário de candidatura preenchido em inglês e submetido online até às 23h59 (hora de Lisboa) do último dia do prazo, uma candidatura completa é constituída pelos seguintes elementos:
a) Três cartas de recomendação (Letters of Reference);
b) Cópia simples dos certificados ou diplomas comprovativos de cada grau académico obtido;
c) Carta de aceitação da instituição norte-americana. O candidato deverá entrar em contacto com a instituição onde pretende realizar o seu projeto e obter uma carta de aceitação que especifique as datas de início e de fim de estadia e eventuais custos e benefícios envolvidos;
d) Prova de concordância com o projeto por parte do orientador científico  do programa de doutoramento que o candidato está a realizar;
e) Autorização expressa do candidato para partilha entre a Fulbright e a FCT da informação constante dos seus processos em ambas as instituições e que seja essencial ao bom desenvolvimento do programa;
f) Cópia do Regulamento da bolsa assinado e rubricado pelo candidato;
g) Os candidatos poderão ainda submeter cópias de trabalhos, artigos, livros, prémios, portfolios ou outros documentos que considerem relevantes. 

 Só serão consideradas as candidaturas que se encontrem completas dentro do prazo de candidatura. 

 Esta informação não dispensa a leitura do Regulamento das Bolsas Fulbright para Investigação com o apoio da FCT e das Instruções de Candidatura, disponíveis para download na página da bolsa.

 Todos os pedidos de informação sobre esta bolsa devem ser enviados por email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..