cabeçaho-site-ciaud.png

Notícias

Creative Tracks vem ao Porto!!! - Tradição e Inovação: O potencial transformador das industrias criativas

"A plataforma Creative Tracks é um projeto financiado pela Comissão Europeia que pretende que jovens criativos, nas diferentes zonas do globo, possam estabelecer relações de trabalho, participar em debates, partilhar ideias e preocupações, descobrir outros projetos e encontrar novos parceiros para implementar novos desafios em todo o mundo.

O Creative Tracks irá organizar no dia próximo dia 28 de novembro, na cidade do Porto, Portugal, um evento que tem como objetivo reunir cerca de 50 jovens empreendedores criativos de vários setores de atividade, empresas, peritos e financiadores, para discutir o papel que as indústrias criativas e as suas vertentes de inovação, empreendedorismo e design podem ter como dinamizadoras nos diferentes setores das indústrias tradicionais.

Pretendemos abordar a interação e a influência destas componentes no desenvolvimento económico atual. O evento pretende explorar a relação da criatividade com o futuro das indústrias tradicionais e a sua preponderância nas diferentes realizações, sucessos, desafios e oportunidades.

Temos, igualmente, como objetivo fomentar o networking, a formação de parcerias, o debate de ideias com a presença de especialistas na área, e promover sessões de pitching e de esclarecimento para captação de recursos financeiros.

O Programa incluirá:

  • Apresentação do projeto Creative Tracks e da plataforma pela empresa Inova+, coordenadora do projeto
  • Painel de discussão sobre conceitos fundamentais na criação e gestão de industrias criativas e tradicionais, com a participação de 2 startups de sucesso e a presença de 3 representantes de instituições especialistas em financiamento, empreendedorismo e inovação, respetivamente
  • Apresentação dos projetos de empreendedorismo
  • Matchmaking e networking

Vimos por este meio pedir a vossa colaboração para a promoção deste evento junto dos vossos estudantes, professores e investigadores e da vossa rede de empreendedores/profissionais criativos".

Mais informação em:  http://www.creativetracks.org/events/ticket/103115/tradi-ccedil--atilde-o-e-inova-ccedil--atilde-o--o-potencial-transformador-das-ind-uacute-strias-criativas

 

informação enviada ao ciaud pela "The Creative Tracks Team"

Para mais informações contactar Luísa Cruz - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Graphica 2017 -  Araçatuba - São Paulo

Realiza-se na cidade deAraçatuba  o encontrro Graphica 2017,  contando com a presença do Professor Doutor Fernando Moreira da Silva, Presidente do CIAUD que será o moderador e convidado especial do evento. Mais informção sobre o evento [AQUI

Atualizado a 23 de Outubro de 2017 

 

Women’s Creativity since the Modern Movement

Maria Helena Souto banner

Apresentação por Maria Helena Souto do Projeto Europeu de cooperação em larga escala, Women’s Creativity since the Modern Movement (MoMoWo), co-financiado pelo Creative Europe - Culture Sub-programme, no âmbito do sub-programa da Cultura, interdisciplinar e sem fins lucrativos que reúne sete instituições universitárias europeias sob a liderança do Politécnico de Turim (Itália), IADE (Portugal), Universidad de Oviedo (Espanha), Vrije University (Holanda), ZRC SAZU (Eslovénia), Université Grenoble Alpes (França), SiTI (Itália).

MoMoWo é o primeiro projeto selecionado e financiado pela União Europeia dedicado ao estudo das contribuições das mulheres profissionais em arquitetura, design industrial e interiores, arquitetura paisagística, planeamento urbano e engenharia civil, desde o movimento moderno até à contemporaneidade (1918 - 2018).

Considerando a história como “matéria viva”, o projeto tem por objetivo principal celebrar as criadoras cujas obras contribuíram – e contribuem – para a herança cultural e material Europeia. Simultaneamente, o projecto pretende constituir-se num instrumento de comunicação e disseminação cultural que convide a debater o lugar das projectistas numa sociedade em profundas mudanças. Com esse intuito, as várias atividades que compõem o programa do MoMoWo foram concebidas visando o fortalecimento do papel social e económico das profissionais da cultura do projecto, de forma a encorajar futuras gerações de mulheres criativas.

Para mais informações visite http://www.momowo.eu/

(Fonte: Professora Helena Souto) 

Atualizado a 15 de setembro de 2017 

[Biblioteca] Constrangimento no acesso ao sistema Koha 3.8

Infomamos que o acesso ao servidos da Biblioteca da FA-ULisboa, e de todas as Bibliotecas da ULisboa,  onde se encontrava instalado o sistema e bases de dados Koha sofreu uma avaria técnica e que por esse motivo se encontra operacional. A equipa informática prevê que na proxima sexta feira - dia 13 de Outubro a situação se encontre regularizada. Para mais informações contacte a Biblioteca da FA-ULisboa. 

 

Atualizado a 12 de outubro de 2017 

Professor Pedro Janeiro Integra Comissão Cientifica Internacional 

O Prof. Pedro António Janeiro do CIAUD/FA/ULisboa foi convidado para integrar a Comissão Científica Internacional da Unione Italiana per il Disegno, UID; e será Chairmain no 39° Convegno Internazionale dei Docenti delle Discipline della Rappresentazione, XIV Congresso della Unione Italiana per il Disegno, TERRITORI E FRONTIERE DELLA RAPPRESENTAZIONE, que acontecerá em Nápoles nos dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2017.

Para mais informações, visite o sítio:

http://www.unioneitalianadisegno.it/convegni/2017/"