Previous Next

Avisos de segurança do futuro: Realidade Virtual no estudo de avisos de base tecnológica

Coordenador: Francisco Rebelo

Equipa (no CIAUD): Fernando Moreira da Silva

Equipa (fora do CIAUD): Paulo Noriega, Emília Duarte, Elisangela Vilar, Luís Teixeira, Ernesto Filgueiras, Júlia Teles, Michael Wogalter, AndreaGaggioli

Data de início: Janeiro/ 2010

Data de conclusão: Junho/ 2013

Linhas de Investigação: Principal: Design de Produto | Transversal: Ergonomia/Acess/Inclusividade

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT - € 156.324,00

Parceiros:

Resumo
Muita investigação tem sido feita sobre avisos de segurança tradicionais mas, actualmente, novos avisos estão a ser potenciados pela tecnologia. Estes avisos de base tecnológica podem ser dinâmicos, multimodais, adaptáveis, personalizáveis e interactivos.  Serão mais eficazes em captar/manter a atenção, facilitar a compreensão, memorização e motivação dos utilizadores, promovendo o comportamento consonante. Serão mais inclusivos, adaptando-se às necessidades de informação, compensando as limitações sensório-perceptivas e cognitivas dos utilizadores. Na literatura encontramos artigos que descrevem como a tecnologia pode produzir melhores avisos [1-5] mas, há pouca informação sobre como os conceber e/ou aplicar. Este é um problema pois, maus avisos, ou avisos aplicados indiscriminadamente, podem potenciar a ocorrência de acidentes, lesões graves, a morte e/ou prejuízos económicos. Neste contexto, a ideia deste projecto é contribuir para a concepção/aplicação de avisos de base tecnológica eficazes. Para alcançar este propósito a estratégia inclui a adopção da Realidade Virtual (RV), como ferramenta de investigação, paragerar e disponibilizar os contextos experimentais. O objectivo específico deste projecto será comparar a eficácia, de diferentes tipos de avisos de base tecnológica, em facilitar uma saída de emergência de um espaço complexo. Esta escolha é justificada pela sua importância social, por ser uma situação extrema, muito exigente para os avisos e pela possibilidade que a RV oferece de avaliar, de forma segura, situações de elevado risco percepcionado.

Resultados (obtidos ou esperados)

Neste projeto temos vindo a demonstrar que:
- A realidade virtual é um meio adequado para a avaliar a consonância comportamental com propostas de avisos de segurança de base tecnológica.
- O design de avisos e base tecnológica são mais eficazes que os tradicionais.
- As affordances do envolvimento (largura dos corredores e iluminação) direcionam as pessoas em espaços interiores.
- Os sinais tradicionais não eficazes, quando concorrem com as affordances do meio.
- Os sinais de base tecnológica são eficazes, quando concorrem com as affordances do meio.