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Avaliar a eficácia de informações de segurança com Influência social utilizando realidade virtual

Coordenador: Carlota Joaquina e Silva

Equipa (no CIAUD):

Equipa (fora do CIAUD):

Data de início: 07/ 2014

Data de conclusão: 07/ 2018

Linhas de Investigação: Principal:  Ergonomia     Transversal: Otimização da Interação Humana

Financiamento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.
UID/EAT/4008/2013

Parceiros: ERGO VR - Grupo de Investigação em Realidade Virtual.

Resumo
Estudos anteriores revelam que as caracteristicas dos ambientes internos interferem nas tomadas de decisões dos individuos, fatores como largura e grau de iluminância podem melhorar a affordance de corredores em situações de saída de emergência. Resultados demonstram que as pessoas preferem seguir caminhos mais brilhantes e largos em corredores com interseções em tipo "T" e "F" (Vilar et al, 2013). Em situações de emergência, esses elementos poderiam ter a mesma predominância com influencia de outras pessoas agindo de forma contraditoria, inclusive aos sinais de saída de emergência. Os avisos e sinais devem transmitir as informações às pessoas de forma mais rápida possível e serem capazes de convencê-las do perigo, para isso a mensagem deve ser robusta o suficiente para realizar a sua função de forma satisfatória e se sobrepor as influências sociais. Os sinais direcionais indicam a rota mais segura de evacuação, mas qual seria reação das pessoas se houvessem outros indivíduos deslocando-se em direção oposta ao sinal, elas seguiriam o sinal, ou seriam influenciadas pelos outros indivíduos? O objetivo é estudar a eficiência de informações de segurança em situações de emergência com influência social, utilizando a Realidade Virtual que é ferramenta excelente para manipular o envolvimento virtual e enredo em estudo para análise comportamental.

Resultados (obtidos ou esperados)
Pretendemos comprovar que influência social interfere de forma direta ou indiretamente a nossa escolha para o cumprimento dos sinais de segurança. Resultados do primeiro estudo piloto (sem avaliar os sinais) demonstram que 71.60% das pessoas tendem a seguir as outras pessoas em situações com pressão temporal, futuros experimentos será aumentada o tamanho da amostra e avaliará os sinais tradicionais. Numa segunda etapa, será desenvolvido informações de segurança mais eficazes, utilizando novas tecnologias, avisos ou sinais fortes o suficiente para que as pessoas possam cumprir a mensagem transmitida, evitando assim possíveis acidentes e danos aos indivíduos.

Atualizado a 7 de Setembro de 2016