Previous Next

Design ergonómico de avisos de segurança de base tecnológica, numa perspectiva inclusiva, com recurso a uma metodologia com base na realidade virtual

Coordenador: Lara Maia Reis

Equipa (no CIAUD): Francisco Rebelo, Emília Duarte

Equipa (fora do CIAUD): ErgoVR e ERGOLAB, da FMH/ULisboa; IADE-UX.Lab, do IADE - Creative University

Data de início: 03/2012

Data de conclusão: 03/2016

Linhas de Investigação: Principal:  Ergonomia     Transversal: Otimização da Interação Humana

Financiamento: PEst-OE/EAT/UI4008/2011-2012; PEst-OE/EAT/UI4008/2013-2014; PEst-OE/EAT/UI4008/2013-2014; UID/EAT/4008/2013

Parceiros: n/a

Resumo
Este estudo tem como objectivo desenvolver conhecimento na área do design de avisos de segurança de base tecnológica, numa perspectiva inclusiva e ergonómica. Esta preocupação é justificada pelo facto da população trabalhadora activa estar a envelhecer, e de existir pouco conhecimento disponível para o desenvolvimento e integração deste tipo de avisos. Considerando que a eficiência dos avisos é fortemente afectada pelas alterações cognitivas decorrentes do envelhecimento, formulou-se a hipótese de que os avisos de base tecnológica superarão as limitações dos trabalhadores mais velhos (i.e., pessoas de meia-idade, com idades compreendidas entre os 55-65 anos) e serão mais eficazes na sua função de promover a segurança. Para realizar este estudo, uma metodologia centrada na abordagem do Design Centrado no Utilizador, com recurso à Realidade Virtual como ferramenta experimental, será utilizado para o desenvolvimento e avaliação da eficácia destes novos avisos. Em conclusão, este estudo procura: 1) destacar o uso e a eficácia dos avisos de base tecnológica como soluções ergonómicas/inclusivas para compensar os déficits do envelhecimento; bem como 2) promover ambientes virtuais como ferramentas de investigação válidas para a área do design de avisos.

Resultados (obtidos ou esperados)
Em comparação com os avisos de segurança estáticos/convencionais, esperamos que os avisos de base tecnológica serão mais eficazes para os trabalhadores mais velhos, resultando consequentemente, em medidas de consonância comportamental mais elevadas. Em conclusão, este estudo procura fornecer conhecimento sobre: 1) o design de avisos de base tecnológica; 2) a avaliação da sua eficácia e capacidade de promover a consonância comportamental em diferentes grupos etários; 3) a optimização de soluções que superam os déficits da idade; e 4) o uso da realidade virtual para este tipo de estudos.

Atualizado a 7 de Setembro de 2016