Previous Next

A indústria de moda em Macau no século 21: O intercâmbio cultural Ásio-Europeu no contexto dos Estudos Globais

Coordenador: Teresa Michele Maia dos Santos

Equipa (no CIAUD): n/a

Equipa (fora do CIAUD): Ana Cláudia Dias Cardoso (University of Saint Joseph, Macau) João Cordeiro (CITAR  - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, UCP - Porto)

Data de início: Janeiro/2014

Data de conclusão: Dezembro/2017

Linhas de Investigação: Principal:  Ergonomia     Transversal: Otimização da Interação Humana

Financiamento: UID/EAT/4008/2013

Parceiros: University of Saint Joseph, Macau

Resumo
O trabalho proposto focar-se numa perspetiva global da indústria de moda de Macau. Este estudo visa compreender as relações entre a Asia e a Europa no que diz respeito ao impacto que ambas as culturas têm no processo criativo dos designers de Macau. De modo a cumprir o objetivo deste trabalho, serão abordadas diversas áreas científicas, como o design de moda, a presença da ergonomia, indústrias criativas e a cultura num sentido lacto (estética, historia, criatividade, identidade, economia, cognição e valor social).

Resultados (obtidos ou esperados)
Esta investigação será apresentada na tese de doutoramento da investigadora Ana Cláudia Cardoso.
Preve-se também a apresentação de partes da investigação em  dois congressos e a escrita de 2/3 artigos em revista de referência.

Atualizado a 7 de Setembro de 2016