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Desenvolvimento de um Sistema Especialista que Integra Informações dos Utilizadores, para apoiar o Design.

Coordenador: Waldemar de Freitas Neto

Equipa (no CIAUD):  Francisco Rebelo; Fernando Moreira da Silva.

Equipa (fora do CIAUD): LabErgo VR – Laboratório de Ergonomia e Realidade Virtual – FMH UL

Data de início: Junho de 2013

Data de conclusão: Dezembro de 2016

Linhas de Investigação: Principal:  Ergonomia     Transversal: Otimização da Interação Humana

Financiamento: UID/EAT/4008/2013

Parceiros: OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.

Resumo
Esta investigação apresenta uma abordagem metodológica a adoptar para o desenvolvimento de soluções de design em um “carro de manutenção” para a indústria aeronáutica. A problemática está relacionada com as atividades de manutenção aeronáutica a serem executadas abaixo do corpo estrutural de aeronaves modelo C 130 Hércules, utilizando este equipamento como apoio ao utilizador. O motivo desta necessidade é devido principalmente a existência de lesões musculo-esqueléticas e fadiga visual. Naturalmente, estes problemas condicionam a qualidade do trabalho desenvolvido, podendo mais tarde ser responsável por consequências dramáticas dos pontos de vista material e humano. Neste sentido, a investigação decorre da necessidade de compreender às dificuldades dos utilizadores na interação com este equipamento, através de soluções de design. A presente investigação também exemplifica a utilização da metodologia de Design Centrado no Utilizador (DCU) para o desenvolvimento de um novo produto, suas implicações e a procura por soluções íntegras de grande complexidade, o que permitirá dar resposta às necessidades do utilizador e da organização, construir um protótipo funcional e avaliar em condições reais de trabalho dos utilizadores.

 

Resultados (obtidos ou esperados)
Os resultados obtidos através de questionários permitiu verificar que existem vários problemas relacionados com as condições de trabalho na atividade de manutenção abaixo das aeronaves C 130 Hércules. Apesar de este estudo ter uma limitação relacionada com a dimensão da amostra, os resultados são muito coerentes e apontam para a existência de problemas graves do ponto de vista musculoesquelético e fatiga visual.
Estes resultados justificam a necessidade de uma intervenção através do design, no sentido de desenvolver um suporte postural, operacionalizado na forma de um carro para manutenção de aeronaves. Divulgação Ciêntífica do CIAUD, Possibilidade de Patente do Produto.


Atualizado a 8 de Setembro de 2016