Ulisses Morato de Andrade

Ulisses Morato de Andrade Foto

Investigador desde: 2016

Ulisses Morato de Andrade nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista de Minas Gerais (1992). Possui pós-graduação em Tecnologia e Produtividade na Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2008). Atualmente cursa o doutorado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Lisboa, FA-Ulisboa. Desde 1992 dirige a Morato Arquitetura, escritório que atua em projetos de arquitetura, urbanismo, design e interiores. Possui projetos e obras publicadas em livros, jornais, e revistas especializadas de circulação nacional e internacional (E.U.A., China, Espanha, Portugal, Israel, Rússia, Angola, Uganda). Recebeu menção honrosa no Prêmio Jovens Arquitetos, em 1996, pelo Departamento de São Paulo do Instituto dos Arquitetos do Brasil, IAB SP, na categoria Edifício Institucional. Participou da 3ª e 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1996 e 2009. Foi finalista no V, VI e X Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa de São Paulo SP em 2008, 2009 e 2013 respectivamente. Recebeu prêmios do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB MG: nas categorias Residência Unifamiliar e Edifício Institucional em 2008; na categoria Valorização do Patrimônio Histórico em 2009; e na categoria Residência Unifamiliar em 2015. Também em 2009, recebeu o Prêmio World Architecture Community / 4th Cycle por uma residência unifamiliar. Foi membro do Conselho Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Minas Gerais, IAB MG, nos biênios 2010 / 2011 e 2012 / 2013. Membro titular do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, CDPCM BH (2013 - 2015).

Projeto de Investigação: Arquitetura da casa contemporânea e o lugar: estratégias de projeto nas regiões metropolitanas de Lisboa e Belo Horizonte

ORCID: 0000-0002-9414-2792

Atualizado a 6 de Janeiro de 2016