cabeçaho-site-ciaud.png

GESTUAL
Grupo de Estudos Sócio-Territoriais e de Acção Local

 Coordenador: Isabel Raposo

Equipa: Manuela Mendes, Teresa Sá, Fabiana Pavel, Júlia Carolino, Sílvia Viegas, Vanessa Melo, Ana Valente, Joana Pestana Lage, Sílvia Jorge

 

O “Gestual: Grupo de Estudos Sócio-Territoriais e de Acção Local” nasceu informalmente em Outubro de 2007 com o início do projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, “Reconversão e reinserção urbana de bairros de génese ilegal: avaliação socio-urbanística e soluções integradas de planeamento estratégico”. O objetivo foi agregar às sinergias potenciadas por este projeto de investigação, outros projetos e ações, anteriores ou em curso, que constituíam referência para a nova abordagem a um património que se procurava resgatar.

Dois conceitos primordiais estão subjacentes ao Gestual: a reflexividade entre a teoria e a prática, entre a investigação e a ação; e o espaço social, na linha de Henri Lefebvre. Associados a estes conceitos estão dois direitos fundamentais: o direito à habitação e o direito à cidade. Os temas de investigação e ação que aqui se reúnem refletem sobre o que fazer e como fazer, assentando em dois princípios: a (re)qualificação da cidade e território existente, com um olhar particularmente atento sobre as periferias, os subúrbios, as margens, os territórios informais e ilegais; e o envolvimento dos moradores e cidadãos nas decisões sobre o lugar onde residem. Os países e cidades da lusofonia são objeto de particular atenção do Gestual mas, num mundo cada vez mais global, cruzam-se com outros horizontes.

O Gestual associa um conjunto de pessoas que se revêem nestes conceitos, direitos e princípios e desenvolvem estudos e ações nesta óptica.

Voltar