GESTU

GESTU _ Gabinete de Estudos e Sistemas em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo

Coordenador: Carlos Henriques Ferreira

Equipa:  Jorge Nicolau, Centeno Gorjão Jorge, Isabel Rosa, João Pardal Monteiro, Fernando Moreira da Silva, João Sousa Morais, Jorge Cruz Pinto, Cátia Tomé, Manuela Mendes

Bolseiros CIAUD, no GESTU: Joana Pereira, Catarina Maurício

Mestrandos: Carlota Gavinho, Inês Couto, Mariana Neto, Mariana Rebelo, Patricia Marques, Patricia Tomé, Patricia Fernandes, Vânia Penedo

Doutorados: Cristina Perdigão, Cristina Pereira, Arménio Lopes

O GESTU - Gabinete de Estudos e Sistemas em Tecnologias da Arquitectura e Urbanismo - é um grupo constituído por investigadores e docentes universitários da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Este grupo desenvolve, desde 2001, projectos e consultoria em arquitectura e urbanismo. No ínicio de 2017, integrou o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Entre as vários de focos de investigação, salientam-se linhas e projectos que incidem sobre as formas e processoas da expansão das áreas metropolitanas, os limites do projecto e da própria cidade, a identidade dos bairros, bem como, a reabilitação urbana e a sua relação e impactos no turismo.

A investigação é orientada por um compromisso entre a reflexão teórica e crítica sobre o território e uma forte componente laboratorial, suportada no valor do desenho da cidade. O trabalho aponta para a necessidade de melhorar as relações entre uma leitura morfotipológica e outras componentes como as políticas urbanas, as dinâmicas económicas e os conteúdos sociais. O desenho é assumido, desta forma, como um processo de maior complexidade que envolve um aprofundamento crítico sobre a teoria e prática de projecto. Integrando estas inquietações foram criados os laboratórios urbanos LxLAB (investigação sobre o território de Lisboa), AmaLA (investigação sobre o território da Amadora), AquaLAB (investigação sobre os territórios que envolvem o estuário do Tejo).

O grupo, além da investigação que desenvolve sobre processos de ordenamento e planeamento urbano em vários territórios, participa em discussões científicas sobre os temas que investiga; promove protocolos de colaboração com outras entidades públicas e privadas no âmbito das investigações em curso; e procura a parceria com outros grupos e equipas de investigação da Faculdade de Arquitetura, nomeadamente os gabinetes SUSTENTA e GEU (Grupo Interdisciplinar de Estudos Urbanos).