Célia Lourenço Gomes

celia pb

Investigadora desde: 2016

Célia Gomes é licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1996), a sua formação passou também Technische Universiteit Delft, Faculteit der Bouwkunde, Holanda (1995/95).

A sua experiência profissional passou pelo Holy Architectenmaatschap – Meno Homan, José Lobato e Vera Yanovshtchinsky Arqtºs., em Haia (1994/95), e pelo atelier de Manuel Vicente, em Lisboa (1997/98).
Actualmente é doutoranda em Arquitetura na FAUL (desde 2015) cujo o titulo de investigação é “A obra do Atelier Conceição e Silva nos anos 60 e 70 - Um contributo para a arquitetura contemporânea portuguesa”. E é investigadora no Centro de Investigação CIAUD/FAUL.

Fundadora, autora e coordenadora do a.s* - atelier de santos, arquitectura, desde setembro 1997. O seu trabalho desenvolve-se na área da criação, elaboração e desenvolvimento de projetos de arquitetura; tendo a sua obra sido reconhecida a nível nacional e internacional; quer através de exposições ou publicações, quer através de prémios.

Os projetos e obras da autoria do a.s* atelier de santos destacam-se, entre outros, as Residências Universitárias das Laranjeiras (premiado com o Prémio Especial dos Sócios FAD 2007, Barcelona), o Museu da Ribeira Grande, a Biblioteca Central da Universidade dos Açores, nomeado para o European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe e para os Prémios FAD, ambos em 2004 e recentemente a obra Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço D’Arcos, nomeada para os Prémios Internacionais EU Prize for Contemporary Architecture - Mies VanDer Rohe Award 2017, Architizer2017 e o foi Premiada com o Prémio AICA 2016 em Arquitectura.
O seu trabalho tem sido alvo de conferências, publicações e exposições, nacionais e internacionais, destacando-se a participação na IX Bienal de Arquitetura de Veneza, na IV Bienal Ibero-Americana de Arquitectura, em Lima (Peru) ou na Exposição Tracing Portugal, na Arquitectural Association, em Londres, e Art and Planning at Cornell University – em New York, Portugal Now. Vencedor de vários concursos públicos, o a.s* atelier de santos, tendo terminado recentemente a Obra da Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço D’Arcos e o CMIA Aveiro - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental em Aveiro.

É docente na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha desde Fevereiro de 2009, no curso de Design de Ambientes.

celiagomes-architecture.com

Projetos: A obra do Atelier Conceição Silva nos anos 60 e 70 - um contributopara a arquitetura contemporânea portuguesa.

ORCID: 0000-0002-9374-3748

2017 - Comunicação no Seminário CA2RE 2017, Conference for Artistic and Architectural (Doctoral) Research. "Atelier Conceição Silva in Portugal: creating as a process", Ljubljana University, Faculty of Architecture, 10 de Setembro 2017.

2017 – Participação no ciclo PAR2017 “Pensar, mais ou menos” na Esad.cr a 10 de maio de 2017, com o titulo “Do projecto à investigação”.

2016 – Debate n1 JA// Após a festa: os novos projetos, CCB, 15 de Outubro 2016.

2015 – Obras e Projetos, Escola Superior Gallaecia, 9 de Junho 2015.

Atualizado a 5 de Setembro de 2017