cabeçaho-site-ciaud.png

Aline Gallasch-Hall de Beuvink

image1

Investigadora CIAUD desde 2011

Licenciatura em História da Arte (1999) e Mestrado com a tese “A Expressão Egipcizante d’A Flauta Mágica de Mozart”, sob a orientação dos Prof.s Luís Manuel de Araújo e Mário Vieira de Carvalho (2004), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutoramento em História pela Universidade de Évora, sob a orientação dos Prof.s Fátima Nunes e Rui Vieira Nery, com a tese “Acenografia e a ópera em Portugal no século XVIII: os teatros régios, 175’-1793” (2012). Investigadora do CIAUD e CICH (Universidade Autónoma de Lisboa). Foi professora de História, História da Arte, Cultura Portuguesa e Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e responsável pelas Actividades Culturais do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa (1999-2007). Professora Assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2010-2012). Tem vários artigos e livros publicados nas suas áreas de interesse, que são: arquitectura teatral, teatro, ópera, cenografia, maquinaria teatral, história da arte, biografia

Projeto de Investigação: O Real Teatro de S. Carlos como produto de uma dinâmica urbana, social e cultural da cidade de Lisboa/The Royal Opera House of S. Carlos as a result of a social, cultural and urban dinamic of Lisbon (Nov.2017- Nov. 2019)

ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9147-7258

 

Curriculum Vitae

 

Publicações 

"O Real Teatro de Salvaterra de Magos: a Reconstrução de uma Memória", Lisboa, Editora Caleidoscópio, 2016

"A Ópera do Tejo: o Desvendar do Mito", Lisboa, Editora Caleidoscópio, 2016

"Teatro Real da Ajuda", in Lindane e Dalmiro, libreto da temporada lírica do Teatro Nacional de S. Carlos, 2016

"O palácio de Salvaterra de Magos: a sua representação e o seu teatro" in A Cidade de Évora, Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Évora, III Série, n. 1, 2016, pp. 246-262

"A fábrica dos arquitectos-decoradores dos teatros régios: algumas correspondências cenográficas de Ignácio de Oliveira Bernardes" in In menoriam a Justino Mendes de Almeida, Anais, série História, vol. 13, Lisboa, Ediual, 2015

"O palácio de Salvaterra de Magos e a sua iconografia" in Magos, revista cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, n. 2, 2015, pp. 119-129

"Os teatros reais de Ajuda e Salvaterra" in Della Gloria e dell'Amor, Olhares sobre a Obra de Niccolò Jommelli (1714-1774) em Portugal, Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, 2014, pp. 61-70

“Cenografias de Francesco Galli Bibiena” in PIMENTEL, António Filipe (coor.), A Arquitectura Imaginária: Pintura, Escultura, Artes Decorativas, catálogo da exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, MNAA, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 2012, pp. 220-223

“A Ópera do Tejo e a sua ligação ao Paço Real: possíveis vestígios arquitectónicos”, in Página 9 - Curriculum vitae de [ GALLASCH-HALL de BEUVINK, Aline ]

FARIA, Miguel (dir.), Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio – História de um espaço urbano, Universidade Autónoma de Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 2012, pp. 92-109

Em conjunto com Pedro Miguel Gomes Januário, “A Ópera do Tejo: Materialização da festa como símbolo do poder régio” em Actas do Colóquio Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna, Fundação Casas Fronteira e Alorna, Grupo Amigos de Lisboa, 2010

“Perspective treatises in 18th Century: application in Portuguese Royal Theatres” in Third ICESHS, Austrian Academy of Sciences, Viena, 2008, pp. 1155 – 1164

«Mulheres do Século XVIII – Pintoras Portuguesas», em colaboração com Luísa Capucho Arruda, coordenação de Ana Duarte Rodrigues, Editora Ela por Ela, 2006

“A Ópera do Tejo: uma possível reconstituição wspacial e o impacte do terramoto numa strutura cultural de imagem” in 1755: Catástrofe, Memória e Arte, ACT 14, Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas/Colibri, 2006

«The Water in the Corpus Hermeticum – one European View», in AMENTA, Alessia; LUISELLI, Maria Michela, SORDI, Maria Novella (dir.), Proceedings of the First International Conference for Young Egyptologists, l’Erma di Bretschneider, Montepulciano, 2005

«Egyptianizing Influences in Mozart’s The Magic Flute», em Pol-e-Firuzeh, Cultural Research Centre of Teheran, Teerão, n. 6, 2004, pp. 120-145

As influências egipcizantes no libreto d’A Flauta Mágica de Mozart, em Homenagem ao Professor José Nunes Carreira, Lisboa, Colibri, 2004

Arqueologia nas Auto-Estradas (Brisa), sob orientação de Miguel Faria e José Manuel Rolão do Centro de Estudos Universitários (CEU) da Universidade Autónoma de Lisboa, para as Edições Inapa, 2003

Arte nas Auto-Estradas (Brisa), em colaboração com Paulo Oliveira, sob a direcção de Miguel Faria do Centro de Estudos Universitários (CEU) da Universidade Autónoma de Lisboa, Edições Inapa, 2001

Dicionário do Antigo Egipto, sob a direcção de Luís Manuel de Araújo, Editorial Caminho, com os artigos Karnak, Lepsius, Lucsor, Mariette, Maspero, Mastaba, Ogdóade, Petrie, Pintura, Primeiro Período Intermediário, Segundo Período Intermediário, Terceiro Período Intermediário, Unas, Vale das Rainhas, Vale dos Nobres, Vale dos Reis, Wilkinson, Young, 2001

Como estão as Pré-Clássicas em Portugal?, artigo para Boletim de Ciência das Religiões do CET/CR da Universidade Lusófona, Ano 2, nº 2/3, 2001

 

atualizado a 12 de dezembro de 2017