Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer

Foto Lucy frente cortada

Investigadora desde: 2016

Lucy Niemeyer: Designer diplomada pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDl, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, estas instituições no Brasil. Pós-doutor em Design pelo UNIDCOM/IADE, Lisboa, Portugal. Professor dos cursos de Graduação e de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado – em Design da ESDI-UERJ, em que também é supervisor de teses. Integrou o corpo docente de vários cursos de bacharelado (licenciatura) e de Pós-graduação tanto strictu como lato sensu no Brasil e em Portugal Coordenadora do Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design (Labcult). A atividade de investigação se expressa em artigos e livros, entre eles autora única de Design no Brasil: Origens e instalação, Elementos da Semiótica Aplicados ao Design e Tipografia: uma apresentação, todos eles em arias edições. Colabora com cursos de especialização em Design e em áreas correlatas. Ministra palestra em diversos países, designadamente Portugal, México e Argentina. É membro de conselhos de científico de eventos e revistas científicos brasileiros e internacionais relacionados ao Design.

ORCID: 0000-0003-4946-1230

Atualizado a 3 de agosto de 2017