cabeçaho-site-ciaud.png

Susana Oliveira

SO

Susana Oliveira (Porto, 1967) é Professora de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e orienta diversos projectos na área da Ilustração. Tem o curso de Pintura das Escola Superior de Belas-Artes do Porto, o Mestrado em Estética e Filosofia da Arte pela FLUL e é doutorada em Comunicação e Cultura, Ciências da Comunicação, pela FCSH-UNL com a tese “Lições das Sombras”, editada em livro em 2012.

É autora de diversos artigos e capítulos de livros nas áreas de cultura visual e teoria da imagem, e tem colaborado em diversos projectos, nomeadamente no Projecto Museológico do Côa (2008-2010) e na plataforma WritingPlace, da TUDelft. Em Outubro de 2010, organizou com Pedro Gadanho a conferência Internacional de Arquitectura e Ficção Once Upon a Place, tendo co-editado o livro homónimo em 2013.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, da FCT e da Fundação Luso-Americana, e Visiting Scholar na Columbia University NY - GSAPP em Abril-Junho 2014. no âmbito do seu trabalho de pós-doutoramento em Arquitectura e Literatura. Trabalha desde 1989 como ilustradora freelancer de imprensa e ilustrou vários livros escolares e mais de vinte livros para o público infanto-juvenil, de Clara Pinto Correia, António Torrado, Clarisse Lispector, Hélia Correia, Oscar Wilde, P.L. Travers e Carlo Collodi, para as editoras Civilização e Relógio d’Água, entre outras.

Actualmente lecciona as UCs de Desenho ao Curso de Design.

ORCID: 0000-0002-9274-5557

EmailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Curriculum Vitae

 

Publicações

2012: Livro (tese de Doutoramento) Lições das Sombras: Imagens e Histórias das Sombras Projectadas na Experiência e Conhecimento do Mundo, FCG/FCT – Textos Universitários em Ciências Sociais e Humanas, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. ISBN 978-972-31-1445-4

Capítulos de livros:

2017: “Lost and Longing: The Sense of Space in E.M. Forster’s The Machine Stops’”, Reading Architecture; literary imagination and architectural experience, eds. Sioli, Angeliki e Yoonchun Jung, Routledge, Taylor & Francis, Hardback ISBN: 978-1-138-22426-1 & Paperback ISBN: 978-1-138-22427-8 (in print).

2012: “O Invisível Que Não Brilha – Apologia do Preto e do Negro”, Eds. SERRÃO, Adriana V., Ana Nolasco et al., O feio para além do belo, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 47-56, ISBN 978-989-8553-08-9

2011: “Tal como ela era…fragmentos entre a vida e a morte”, Arte e Melancolia, coord. Margarida Acciaiuolli e Maria Augusta Babo, IHA-FCSH/UNL e CECL, pp. 283-299. ISBN 978-989-95291-4-4

 “Sleeping Beauties in Art and Distress”, Eds. DANGEL, Tobias, Cem Komurcu et al., Dichten und Denken – Perspecktiven zur Aesthetik, Heidelberg Verlag, DE, pp.181-196, ISBN 978-3-8253-5813-6

2009: “New Lights and Old Shadows: Industrial Illumination and its Imaginaire”, em Elective Affinities: Testing Word and Image Relationships Interactions VI, Editors: Catriona Macleod, Véronique Plesch and Charlotte Schoell-Glass. Amsterdam/New York NY: Editions Rodopi, 2009, pp. 243-260. ISBN 978-90-420-2618-6

2008: "Schattenmotive seit dem  seltsamen Fall des Peter Schlemihl" in Jens Halfwassen/Markus Gabriel (hrsg.), Kunst, Metaphysik und Mythologie, Heidelberg, Winter, 2008, pp.335-349.

Artigos em publicações científicas:

2017: “Paul Scheerbart’s Kaleidoscopic Fantasies.” - Brumal. Revista De InvestigacióN Sobre Lo Fantástico, 5(2), 11-26. doi: https://doi.org/10.5565/rev/brumal.414

2012: “A White Fold”, in Candide-Journal for Architectural Knowledge, nº 5, ACTAR, Barcelona/NY, 2012. ISSN 1869-6465

2011: Em co-autoria com Eduardo Côrte-Real, “From Alberti’s Virtù to the Virtuoso Michelangelo, Issues about a concept that moved from Ethics to Aesthetics through Drawing”, Rivista di Estetica, n.47 (2/2011), anno I.I, Ed. Prof. Maurizio Ferraris, Università di Torino, pp.83-95, issn 0035-6212

2010: “A Grande Sombra – Estudo sobre um Tema do Sublime Arquitectónico”, em Linha do Horizonte, orgs. Ana Leonor M. Rodrigues e P. Janeiro, Lisboa: Centro Editorial Faculdade de Arquitectura UTL, 2010, pp. 134-147

Outros textos:

2013: Introdução a VUMBI, mapa interactivo de Rita Carvalho, Porto: ed.Plana.

2012

Prefácio a Jean-François Bastide, A Casinha dos Prazeres, (La Petite Maison), trad. Ferreira, António Mega Ferreira, desenhos de Arq. Álvaro Siza Vieira, Lisboa: Abysmo. ISBN 978-989-98019-1-2

2009: “Parceiros no crime/Partners in crime”, em Eduardo Côrte-Real, The Smooth Guide to Travel Drawing, Lisboa: Livros Horizonte-UNIDCOM/IADE, 2009, pp.41-45

2008: Texto de auto-apresentação para Diários de Viagem – 35 autores contemporâneos, de Eduardo Salavisa, Lisboa: Quimera Editores, 2008.

 Coordenação Editorial:

2017: Klaske Havik, Jorge Mejía Hernández, Mike Schäfer, Mark Proosten, Susana Oliveira (eds.), Writingplace. Investigations in Architecture and Literature, Rotterdam: Nai010 Publishers ISBN 978-94-6208-281-6 | December 2016

2013: Co-direcção editorial, com Pedro Gadanho, de Once Upon a Place- Architecture and Fiction, Lisboa: Editora Caleidoscópio, ISBN 978-989-658-234-0

2012: Autoria e direcção da colecção Espécies de Espaços, para Jean-François Bastide, A Casinha dos Prazeres, (La Petite Maison), trad. Ferreira, António Mega Ferreira, desenhos de Arq. Álvaro Siza Vieira, Lisboa: Abysmo. ISBN 978-989-98019-1-2

Ilustração

2017: Capa e ilustrações O Regresso de Mary Poppins, de P.L.Travers, Lisboa: Editora Relógio d’Água.

2015: Capa e ilustrações para A Luz de Newton, de Hélia Correia, Lisboa: Editora Relógio d’Água, 2015

2014: Capa e ilustrações O Principezinho, de Antoine Saint-Exupéry, Lisboa: Editora Relógio d'Água, 2014 (não publicado)

2014: Capa e ilustrações Mary Poppins, de P.L.Travers, Lisboa: Editora Relógio d'Água, 2014.

2013: Capa e ilustrações para os livros O Mistério do Coelho Pensante e Quase de Verdade de Clarisse Lispector, Lisboa: Editora Relógio d'Água, 2012.

2012: Capa e ilustrações para Pinóquio de Carlo Collodi, Lisboa: Editora Relógio d'Água, 2012.

Comunicações

2016: “Imagine, if you can, a small room…”, Oradora convidada TEOK (The Edge of Knowledge) #1- Parallels: 11 de Outubro, Mãe d’Água das Amoreiras.

2015: “Lost and Longing: The Sense of Space in E.M. Forster’s The Machine Stops’’, em Reading Architecture, organizado por History and Theory Program, School of Architecture, McGill University, Benaki Museum em Atenas, Grécia, 18 Junho,

2014: Oradora convidada Internacional Conference Crise, Realidade e Ficção, FLUL: ‘’Drawing the Unspeakable: Postmemory and Graphic Devices in Art Spiegelman’s MAUS’’, 12 de Dezembro FBAUL, Aud. Lagoa Henriques.

2014: Oradora convidada em Arch&Lit: Inter-Arts Dialogue(s), FCSH.UNL: ‘’Espécies de Espaços: a Book Collection on Architecture and Literature’’, 5 de Dezembro FSCH-UNL.

2014: Guest keynote speaker at Messengers from the Stars: Episode III - Science Fiction and Fantasy Conference, ‘’Architecture and Transparency in Paul Scheerbart’s Futurist Fairy-tales’’, 21 de Novembro FLUL.

2013: Oradora Convidada International Colloquium Creative Processes in Art, TALES OF CURIOSITY OR THE VIRTUES OF A WANDERING ATTENTION, 13 de Setembro FBAUL.

2012: “Walls and White Whales: Uncanny Whiteness in Modernist Architecture” em 2nd Global Conference - Whiteness, July in Oxford University, Mansfield College, UK.

Atualizado a 21 de fevereiro de 2018

voltar