cabeçaho-site-ciaud.png

Armando Jorge Caseirão

eu bw

Investigador do CIAUD desde 2008

A. Jorge Caseirâo, artista plástico e investigador, nasceu em Lisboa no inicio dos anos 60. Dedicou largo período à pintura de objectos construídos e pintura em suporte recortado tendo sido representado pela Galeria Novo-Século, de Lisboa, para, nos últimos anos apresentar trabalhos em suporte fotográfico. 

Actualmente, com forte dedicação ao desenho - licenciado em Pintura, Mestre em Teorias da Arte, e Doutorado em Desenho – ESBAL e FBAL, utiliza a maquina fotográfica como um meio, tendo o seu trabalho um carácter transversal, abraçando o desenho, a pintura, a escultura e a instalação. Foi cenografista da RTP,(Rádio Televisão Portuguesa), sendo actualmente Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura, da disciplina do Desenho.

 

Projetos de investigação / Research Project:

O diário secreto de Otto Ruhn / Das geheine Tagebuch von Otto Ruhn ;
47 Ronin;
Cidades anacrónicas.
Na Minha Cama com Durer
As Armas da Paixão
Essa Lisboa do Eça
wert
Variáveis e limites do desenho
Das cidades invisiveis às cidades perdidas

ORCID: 0000-0002-9196-1063

Curriculum Vitae

 

Publicações

Ut Pictura Poesis, 2011, Aj Caseirao, Orphelia Reclinada, Casa Fernando Pessoa , Lisboa.

Ut Pictura Poesis, 2012, Carlos Paiva, poeisa; Aj Caseirao Imagens, Aguas paradas (co) movem moinhos, E-Livro, Edição Isabel Garçez,

O Desenho em Questão, Armando Jorge Caseirao, “Jose Escada, Da dtmensão espiritual do Desenho”, Linha do Horizonte, Nº 4, 2013.

 

Comunicações

O Desenho em Questão, 2012, Armando Jorge Caseirao, “José Escada, Da dimensão espiritual do Desenho”, Museu Nacional de Arte Antiga
Ut Pictura Poesis, 2012, Armando Jorge Caseirao, “O meu caso”, Casa Fernando Pessoa, 2012

Comunicação na conferencia “ Os Caminhos da Noite” , A Noite da Tinta da China, Cubo, Fac Arquitectura, 2017

Comunicação na conferência “Cartografias do Olhar”, O retrato do lugar, Cubo, Fac. Arquitectura, 17 de Fevereiro 2017

Comunicação no ciclo “À conversa com:” Os desenhos da fábrica de móveis Olaio, Museu de Cerâmica de Sacavem, 19 março 2016

Comunicação na conferência, Evento 20.15, Da construção da Fotografia, Do desenho á Fotografia, Cubo, Fac. Arquitectura, 2015

Organizaçao do ciclo de conferencias “Ut pictura poesis, Da estreita relação entre o texto e a imagem”, Casa Fernando Pessoa, 15 e 16 de Novembro, 2012.

Comunicação na conferência “Ut pictura poesis, Da estreita relação entre o texto e a imagem, Casa Fernando Pessoa, 15 e 16 de Novembro, 2012

Comunicação no Museu Nacional de Arte Antiga no ambito das conferências: “O Desenho em Questão”, Drawing in question II, 27 e 28 de junho 2012.

Na qualidade de convidado orador, apresentou uma palestra na área da Cenografia, na Faculdade de Arquitectura, inserida no I Ciclo de Conferências, “O Teatro e o Mundo, Lugares da Arquitectura Teatral e da Cenografia”, Intitulado “O Desenho enquanto ponte da representação espacial para uma representação dramática”, 13 de Março de 2008.

Na qualidade de orador, apresentou os seguintes temas em encontros de carácter científico intitulados “As Rotas da Matemática”:

“A Geometria Secreta Dos Pintores”, Instituto Superior Ciências Politicas e Sociais, de 2 a 6 de Março de Março de 2009. 

“A Cabeça como Medida”, Faculdade Medicina Veterinária, 2010. Faculdade Arquitectura, 2010.

As mesmas palestras integradas nos “Momentos Matemáticos”, organização da Professora Susana Rosado Ganhão e Professor Jorge Ribeiro, foram depois apresentadas na Faculdade de Arquitectura, na Sala Rainha Sonja:

“A Geometria Secreta dos Pintores” , 23 Abril de 2009

“A Cabeça como Medida”, Abril 2010

 

Atualizado a 26 de Outubro de 2017 

voltar