cabeçaho-site-ciaud.png

Maria da Graça Sarreira Carvalho

 Maria da Graça

Investigadora desde: 2009

Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2010) com a Tese “O Manual escolar como Objecto de Design”. Pós-graduada em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1980); Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (1995); Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas artes de Lisboa (1977);

Leccionou no ensino preparatório e secundário, nomeadamente, na Escola António Arroio. Foi docente nas Escolas Superiores de Educação de Santarém, Setúbal, Lisboa e Jean Piaget em Almada. Foi membro dos Conselhos Directivo e Científico da Escola Superior de Educação de Lisboa onde coordenou a área das Artes Plásticas, o curso de Artes Visuais e Tecnologias e o Mestrado de Educação Visual e Tecnológica.

Leccionou 2 cursos em Tecnologias da Informação para o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Integrou a equipa de docentes dos cursos de Complemento de Formação em Educação Visual e Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação Açores.
Foi Consultora Científica e Pedagógica de manuais escolares de Educação Visual e Tecnológica e de Educação Visual para as editoras Lisboa Editora e Santillana/Constância.
Integrou as equipas da ADISPOR na Avaliação Externa de cursos de Educação Visual e Tecnológica.
Leccionou Cursos de Formação de Formadores da Universus - Consultores de Gestão, S. A.
Coordenou a Formação em Expressões Artísticas do Curso de Formação Contínua de Professores Primários (Projecto 7. ACP. ANG. 083 - CESO/ ESELx) República de Angola;
Participou no Projecto PFICP- Formação Inicial e Contínua de Professores em Timor-leste (Camões-Instituto da Cooperação e da Língua I.P.)
Coordenou um projecto de desenvolvimento do artesanato da Ilha do Maio, em Cabo Verde, no âmbito do Projeto Mais Valia da Fundação Calouste Gulbenkian.
Actualmente, colabora com o Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, da Universidade de Katyavala Bwila, como docente do 1º Mestrado em Angola, em Educação Pré-escolar.

 

Projeto de Investigação: Avaliação do design dos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico

Curriculum Vitae

 

Atualizado a 18 janeiro 2018

Voltar