cabeçaho-site-ciaud.png

Maria João Durão

 Maria Joao Durao

Maria João Durão nasceu em Lisboa e o seu nascimento foi registado em Oeiras. Licenciada em Belas Artes (FBAL-UL) é doutorada com tese em Cor e Espaço, tendo-lhe sido atribuída equivalência ao Doutoramento da Universidade Técnica de Lisboa em 2002. Recebeu bolsa de doutoramento pelo PRODEP e financiamento da FCT para pós-doutoramento na Universidade de Salford, Manchester, em “Arte, Ciência e Tecnologia - Desenhos de Santiago Calatrava”.

Professora na Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa; Fundadora e Coordenadora do Curso de Mestrado pioneiro "Cor na Arquitectura"; Fundadora e Coordenadora do “Laboratório LabCor- FA” desde 2004, supervisionando projetos nacionais e internacionais de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento na cultura do desenho e cor. Dirige o "Grupo de Investigação de Cor e Luz - CIAUD / Faculdade de Arquitectura". Maria João Durão foi fundadora-presidente da Associação Portuguesa de Cor e é Presidente Honorária.

Membro do Conselho Científico e docente do primeiro Curso de Doutoramento em Design em Portugal (2006-presente); docente no Curso de Doutoramento em Arquitetura, FA (2008), no Mestrado em Design e Design de Iluminação (FA) e no Masters for Built Environment Evaluation for Sustainability (U. Salford). O Ministério da Educação aprovou a implementação das Licenciaturas de Design e a de Arte por si criadas em 1994 tendo sido coordenadora e docente. Editora, autora e membro do comité científico de livros, revistas científicas e actas de conferências nas áreas da arte, design, arquitetura terrestre e arquitetura do espaço aeronáutico.

Maria João Durão é uma pintora cujo trabalho é exposto desde 1989 e integra colecções particulares nacionais e públicas (Inglaterra, Japão e Coreia do Sul).
Membro eleito do Comité Executivo da Associação Internacional de Cor (AIC) mantém a coordenação do ‘International Colour Day’ e preside ao “Grupo de Estudo de Artes e Design” da AIC. Ela é membro sénior do “American Institute of Aeronautics and Astronautics” (AIAA); do seu “Space Architecture Technical Committee”; autora da revista ‘Aerospace America’ e co-fundadora do grupo ‘Team 11’; inaugurado em Houston, Texas. A sua investigação em cor e luz abrange domínios como arte, design, arquitetura terrestre e arquitectura do espaço aeronáutico.

ORCID: 0000-0002-3125-4893

Projetos de investigação: Art, Science And Technology In The Conception And Representation Of The Architectural Work Of Santiago Calatrava

 

 

 

voltar