Nuno Guerreiro Monge da Silva

NM foto

Investigador desde: 2017

Projeto de Investigação: Aplicação de propriedades mecânicas dos Cristais Líquidos no Design de Produto

Curruculum VItae

Produção Cientifica ( Artigos, Livros, capítulos de livros entre outros)

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica
Fernandes, S. N., Almeida, P. L., Monge, N., Aguirre, L. E., Reis, D., de Oliveira, C. L. P., Neto, A. M. F., Pieranski, P. and Godinho, M. H. (2017), Cellulose Nanocrystals: Mind the Microgap in Iridescent Cellulose Nanocrystal Films (Adv. Mater. 2/2017). Advanced Materials, 29: n/a., doi: 10.1002/adma.201770008
(Trabalho selecionado para a capa da revista).

Simões N.G., Bettencourt A.F., Monge N., Ribeiro I.A., (2016). Novel antibacterial agents: An emergent need to win the battle against infections, Mini Rev Med Chem, publicação online a 7 de Setembro de 2016. doi: 10.2174/1389557516666160907151454.

Capítulos de livros

Monge N., Areias M., Ribeiro A.C. (2016). Adaptation of Liquid Crystal textures. A contribution to textile design and to the sustainability of the traditional Arraiolos tapestry industry, em Challenges for Technology Innovation: an Agenda for the Future, Taylor & Francis (no prelo).

Comunicações orais em eventos científicos
Fernandes S., Monge N., Almeida P.L., Godinho M.H. (2017), Tuning the iridescense in Celullose Nanocrystal Films, 5th International Conference on Multifunctional, Hybrid and Nanomaterials (HYMA 2017-Elsevier), 8 de Março de 2017, Lisboa.

Monge N., Areias M., Ribeiro A.C. (2016). Adaptation of Liquid Crystal textures. A contribution to textile design and to the sustainability of the traditional Arraiolos tapestry industry, comunicação oral na Sustainable Smart Manufacturing International Conference (S2M2016), 20 de Outubro de 2016.

Monge N. (2007). Design vs. Design Inclusivo, Conferência Os caminhos do Design, 16 de Junho de 2007, Torres Vedras, Portugal.

Comunicações por póster em eventos científicos
Fernandes S., Monge N., Almeida P.L., Godinho M.H., (2017), Tuning celullose nanocrystal films photonic properties, VI Annual Meeting i3N, 24-25 de Fevereiro de 2017, Lisboa.
(prémio melhor póster).

Projectos de investigação:

Coordenador do projeto ‘Geleira Sustentável CC’ (ongoing), financiado pelo Concurso Anual para Projetos IDI&CA do Instituto Politécnico de Lisboa, projeto que conta com a colaboração da Escola Superior de tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

Coordenador do projeto ‘Biblioteca Aberta de Materiais’ (ongoing) submetido ao Concurso Anual para Projetos IDI&CA do Instituto Politécnico de Lisboa, projeto que conta com a colaboração da Escola Superior de tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

Colaborador do projeto ‘Grua de elevação de utentes com deficiência’ (1998). Desenvolvido até à fase de protótipo numa parceria da licenciatura em Design da ULHT com o Centro João Paulo II em Fátima. Financiado pelo Programa CITE II do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência, SubPrograma UM.

Colaborador do projeto ‘Standing-Frame para utentes com deficiência’ (1998). Desenvolvido até à fase de protótipo numa parceria da licenciatura em Design da ULHT com o Centro João Paulo II em Fátima. Financiado pelo Programa CITE II do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência, SubPrograma UM.

Colaborador do projeto ‘Cadeira de higiene para utentes com deficiência’ (1998). Desenvolvido até à fase de protótipo numa parceria da licenciatura em Design da ULHT com o Centro João Paulo II em Fátima. Financiado pelo Programa CITE II do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência, SubPrograma UM

atualizado a 2 de agosto de 2017