Paulo Marcelo

PM

Investigador desde: 2017

Paulo Marcelo nasceu em S. João da Madeira em 1972.
É mestre em design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Doutorando em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Professor Adjunto no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga - Santa Maria da Feira.

Desenvolve, desde 2001, projetos na área do design de comunicação, Packaging, ilustração, criação de ambientes expositivos, sistemas gráficos e sua aplicação em espaços públicos. Dos diversos trabalhos desenvolvidos destacam-se: autoria e ilustração do livro "Sebastião e os Músicos do Castelo", Campo das Letras, 2003; design global do Museu da Chapelaria - S. João da Madeira, 2005; participação na Cowparade Lisboa, 2006; exposição comemorativa do Centésimo Aniversário da Linha do Vale do Vouga, 2008; ciclo de exposições retrospetivas de antigas marcas e empresas portuguesas - Saboaria e Perfumaria Confiança, Limpa-metais Coração, Oliva, Viarco, Couto S.A. e Ach. Brito/ Claus, no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, 2007-2010; criação da identidade gráfica do Turismo Industrial de S. João da Madeira, 2012; Autor do Livro “Oliva – Memórias de uma Marca Portuguesa”, Editora Tinta da China, 2012; design do Núcleo Histórico da Oliva, 2014; projeto de rebranding do EUROPARQUE, 2016.

Projeto de Investigação: O design de embalagem em marcas portuguesas no sec xx. O estudo de caso da viarco

Publicação

Livro

Marcelo, P., 2011. Oliva - Memória de uma marca portuguesa. Lisboa, Tinta-da-China, 2011