António Simões

Investigador do CIAUD desde 2017

IMG 1468

António Francisco Mendes Simões (Tó Simões), nasceu em Setúbal a 3 de Agosto de 1965 na Freguesia de S. Julião. Frequenta o ensino preparatório e secundário nesta cidade onde conclui o 12º ano na Escola Secundária de Bocage. Frequenta e conclui em Lisboa o 1º Curso de Design de Moda/Estilismo Industrial do CIVEC (actual MODATEX) entre 1986 e 1990. Durante o curso é distinguido com vários Prémios e Menções Honrosas em Concursos para Jovens Criadores, a destacar, 2º Prémio Jovens Estilistas/Intermoda Fevereiro 1987 (com apenas 4 meses de curso), 3º Prémio Jovens Estilistas/Intermoda 1988, 1º Prémio Jovens Criadores/Portex 1989, Menção Honrosa “Manobras de Maio” 1989, com atribuição de uma Bolsa de Estudo no Fashion Institute of Technology em Nova York pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e a Menção Honrosa Metropolitano de Lisboa, pelo trabalho realizado na Renovação do Vestuário de Trabalho e inspirado nos paineis de azulejos das estações de Metro. Participa em inumeros desfiles de moda enquanto Jovem Criador nomeadamente nas feiras Intermoda e Portex, ARTEJO, Manobras de Maio e ModaLisboa. Em 1990 é distinguido pelo Jornal “O Independente” como fazendo parte do Top 10 dos Designers de Moda Nacionais mais influentes ao lado de nomes como Ana Salazar. Durante a frequência do Curso de Estilismo começa a viajar assiduamente a Feiras de Moda Internacionais e a participar em Certames de Moda na Europa integrando a partir do ano de 1990 o grupo de Jovens Criadores, apoiados pelo ICEP, que apresentam regularmente as coleções em Paris no SEHM - Salon International de l'Habillement Masculin. Também integrado neste grupo de Criadores participa nos projetos de renovação do vestuàrio de trabalho das empresas Metropolitano de Lisboa (com que ganha uma Menção Honrosa) e TAP Air Portugal. Em 1990 depois de terminado o estágio profissional de 6 meses, é convidado a leccionar no CITEX (Porto) as disciplinas de Design Básico e Active Sportswear aos Cursos de Design de Moda e Textil e em 1994 é convidado pelo CIVEC (Lisboa) para leccionar a disciplina de Organização e Desenvolvimento de Coleções. Ocupa o cargo de Designer e Coordenador de Moda da empresa MACONDE de 1999 a 2004 ano em que aceita o lugar de Senior Designer da empresa DIELMAR e que ocupa até Janeiro de 2016. Desenvolve para a DIELMAR toda a estratégia de internacionalização com a presença da marca no calendário de apresentação das coleções e nas mais importantes feiras de Moda Masculina a nivel mundial: PITTI UOMO em Florença, MRKT SHOW em Las Vegas, PREMIUM em Berlin, MODA GENT em Birmingham SALON INTERNACIONAL DE MODA em Madrid, COLOMBIAMODA em Medelin, etc, a par com uma presença regular e constante com um desfile individual em horário nobre no PORTUGAL FASHION, certame onde é presença assidua desde o inicio. É também para a DIELMAR que cria e desenvolve os projetos de FATO OFICIAL das seguintes instituições: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ( 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010), FUTEBOL CLUBE DO PORTO (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013), ESTORIL OPEN E PORTUGAL OPEN (2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), SEVILLA FUTBOL CLUB (2012), SELEÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL E FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL – Campanha Mundial 2014/Brasil e Fato Comemorativo do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol, SPORT LISBOA E BENFICA (2015), CIRCUITO DA BOAVISTA/PORTO (2013). Em 2014 é homenageado pela Câmara Municipal de Setubal (cidade onde nasceu), com a MEDALHA DA CIDADE, DE HONRA EM OURO, na classe ACTIVIDADES CULTURAIS, por ocasião dos 25 anos de atividade profissional. É presença assidua no corpo de Juri de Concursos de Novos Talentos e de Jovens Criadores de Moda.

Projeto de investigação: Design e Moda Sustentável: Uma Abordagem à Eficiência do Corte Criativo em Alfaiataria por Meio de Soluções Zero Waste.

Atualizado a 10 de Janeiro de 2018