Susana Azevedo Cardal

Foto SAC

Investigadora desde: 2016

Atualmente, em fase de Doutoramento em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde também frequentou o primeiro ano curricular do Mestrado em Design - Opção Moda.
Frequência numa Pós-Graduação em Design de Produto, na Universidade do Estado da Bahia, no Brasil e licenciada em Design de Equipamento pela Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos.

Em 1999, iniciou o seu percurso profissional como Designer em Gabinetes de Design e Arquitetura e até 2006 trabalhou em empresas industriais de vários ramos (interiores de lojas; mobiliário; vidro; etc.), desenvolvendo o produto desde a sua criação, à sua divulgação em suportes gráficos para inserção no mercado.

Docente Assistente Convidada no IPLeiria, em algumas unidades curriculares e supervisão em estágios do CET - Desenvolvimento de Produtos Multimédia e em 2011 docente na Pós-Graduação de Web-Marketing. Desde 2014, docente na Pós-Graduação de Marketing Digital no D. Dinis Business School, em Leiria, onde lecciona a disciplina de Design Gráfico. Em paralelo, formadora na Galileu, na CF-Consultores e no IPDJ, em Leiria e, formadora no Cencal da Marinha Grande.

Em 2010/2011  formadora de alguns módulos no curso EFA - Técnico de Multimédia, pela Escola Profissional e Artística da Marinha Grande. De igual modo, de 2006 a 2011, formadora no Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria, em várias ações de formação e também docente na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, nos anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011, também na Marinha Grande.

Projeto de Investigação: O corpo como veículo de uma territoralização de tipografia: cinco décadas de tatuagem em Portugal (1961-século XXI)

ORCID: 0000-0001-9924-8601

Azevedo, Susana. 2016. Marcas “Sobre-Viventes” em Outros Corpos. UD16. Aveiro Portugal.

[Tatu]Grafia (do inglês Tattoo, e do grego Graphein, escrever)” 5o Encontro de Tipografia - “Ubíqua” IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal - 28 de Novembro de 2015

O Uso em Portugal da Tipografia na Pele Humana (Portuguesa)” II CIDAG – Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas IPT - Instituto Politécnico de Tomar, Portugal – 26 de Outubro de 2012

Marcas es(ins)critas na pele dos portugueses - Tatuagem e Tipografia na Guerra do Ultramar (1961-1974)” 1o Encontro de Doutoramentos em Design. UA - Universidade de Aveiro, Portugal – 14 de Julho de 2012

Cardal, Susana Azevedo. 2016. Pedro Cerqueira, "Gordo Letters" – O Primeiro [Tató]Grafo Português?
7º Encontro de Tipografia. FAUL. Lisboa. Portugal.

Cardal, Susana Azevedo. 2016. Sinais «Inscritivos» em Outros Corpos – A tatuagem escrita em Portugal de 1911 a 1943.
III Conferência Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Auditório UC. Coimbra. Portugal.

Cardal, Susana Azevedo. 2016. “Corpus” analog: Written messages from Body to Body. Tenth International Conference on Design Principles & Practices. PUC Rio de Janeiro. Brasil.

Atualizado a 15 de dezembrode 2017