Rute Andreia Lourenço Gomes

foto rute gomes

Investigadora desde: 2016

Rute Gomes nasceu em Lisboa em 1977. Licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD das Caldas da Rainha em 2001. No último ano de licenciatura o seu trabalho focava-se no desenvolvimento de objetos funcionais e foi nesse contexto que foi vencedora do Prémio Gulbenkian no Concurso Jovem Designer 2000 com os dois projetos com que participou. A convite do designer Ron Arad, ingressou no plano de estudos de mestrado no departamento de Design Products no Royal College of Art, em Londres. Que concluiu em 2004, com o prémio Ruth Drew, para a melhor aluna do curso. Em Londres, participou em algumas exposições coletivas de design como o Blame the tool, promovido pela Hammerson, ou a Detour. O seu trabalho integrou a exposição itinerante European Design Show do Design Museum (2005).

Em 2005 regressou a Portugal, desenvolve trabalho de autor e é comissionada para algumas exposições, entre as quais: 60 anos da TAP, comissionada pelos Pedrita; Transit, comissionada pelo Plano 21. colaborou em vários projetos de instalação com o Atelier de Santos, Arquitetura ( Exposição Promotores na Trienal de Arquitetura em 2007; Stand Sevilhana no Salão de Imobiliário da FIL, Vestido da Eva na Exposição Terminal na Fundição de Oeiras em 2005).

Em 2007 abre a empresa Rute Gomes, product design Na onde desenvolve trabalhos para clientes como a TAPME, Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade e atelier de Santos e continua a desenvolver trabalho de autor. Ainda em 2007, começa a lecionar na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar no curso de Design e desenvolvimento de Produtos e no ano seguinte acumula funções docentes na Escola Superior Aveiro Norte da Universidade de Aveiro, no curso de Design e Tecnologias de Produto.
Dedica-se com exclusividade ao desenvolvimento de investigação em Design (doutoramento) desde 2011, com o título Design de Mobiliário para um Uso Flexível da Habitação – Enquadramento, Requisitos Funcionais e Protótipo. Cujos resultados tem vindo a comunicar no meio académico.

Projeto de investigação: Mobiliário doméstico do século XXI . Proposta de um novo paradigma na habitação urbana

ORCID: 0000-0002-4315-4910

Poderá consultar as publicações em:  Academia   e  Researchgate

Gomes, Rute; Pedro, João Branco; Freitas, Maria João; Almendra, Rita (2015) - Space use conflicts in cramped dwellings A comprehensive analysis of Portuguese households, em ENHR Lisboa 2015 Conference, ISCTE - Lisbon University Institute, julho.

Gomes, Rute; Pedro, João Branco; Almendra, Rita (2015) - Furniture design for a flexible use of dwellings, em Sustainable Development Symposium SDS 2015, FAUL junho.

Gomes, Rute, Francisco Joana (2013); Mobiliário doméstico - Habitação como interface para uma família em constante mudança, em Designa 2013 - Interface, UBI Covilhã, 21-23 novembro 2013

Francisco, Joana, Gomes, Rute (2013); Equipamento urbano – interface na cidade de Todos para todos; comunicação em Designa 2013 - Interface, UBI, Covilhã, 21-23 novembro.

Pedro, J Branco, Boueri, J. Jorge, Vasconcelos, Leonor, Monteiro, Mara, Jerónimo, Catarina, Gomes, Rute e Scoaris, Rafael (2012) - Habitação Mínima e Qualidade de Vida, em Jornadas LNEC – Engenharia para a Sociedade, Investigação e Inovação. Cidades e Desenvolvimento. LNEC, Lisboa, 18-20 junho.

Atualizado a 7 de Julho de 2016