cabeçaho-site-ciaud.png

Ricardo Manuel Carrilho Bonacho

foto bonacho

Investigador desde: 2016

Ricardo Bonacho é professor adjunto de Food Design na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril no mestrado em Inovação em Artes Culinárias, professor adjunto de Design Aplicado à Culinária e Restauração na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, assistente convidado na Universidade da Beira Interior e investigador colaborador no CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

A sua investigação centra-se na relação entre o Design e a Gastronomia e no possivel contributo do ensino do Design nas Artes Culinárias. É coordenador do Design e Comunicação dos encontros académicos e culturais Receiving / Perceiving English Literature, uma iniciativa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2015 obteve com aprovação por unanimidade o título de especialista na área científica de Audio Visual e Produção dos Media e trabalha como designer senior para clientes nacionais e internacionais enquanto desenvolve os seus próprios projetos nas áreas do Design, Gastronomia e Comunicação.

 

Projeto de Investigação: Comunicar os Alimentos: o processo criativo em design no desenvolvimento e revitalização de produtos alimentares da cozinha portuguesa à base de leguminosas

ORCID: 0000-0001-6804-7188

 

Comunicações 

Bonacho, Ricardo; Viegas, Cláudia; Pires, Maria (2017) “A Saudade” – Food Storytelling | Creating new sensory memories. Creative Tastebuds. Exploring how brain and culture collaborate on taste. Arhus, Dinamarca.

Bonacho, Ricardo (2017) Designing Perspectives, Challenging Boundaries. Encontro Cultural e Académico “Receiving / Perceiving English Literature”

Bonacho, Ricardo (2016) Communication for Cultural Management. Encontro Cultural e Académico “Receiving / Perceiving English Literature”

Bonacho, Ricardo (2016) Como pode o Design aumentar o consumo de leguminosas em Portugal. 60 minutos de ciência. Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Bonacho, Ricardo; Pires, Maria José (2016) Sitting innovation down at the Victorian table. III International Conference, Victorians like us. Progress. A blessing or a curse. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Bonacho, Ricardo; Martins, João Paulo (2016) Leguminosas, Design e Inovação. Uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Conferência Anual do Colégio F3

Bonacho, Ricardo; Pires, Maria José (2016) Designing new experiences with food, a transdisciplinary project. Artec 2016, Instituto Politécnico de Tomar

Bonacho, Ricardo; et al (2016) “A Saudade” – Designing a food narrative – feeding the senses. Food5 – Exploring the Food Experience, Oxford University

Bonacho, Ricardo et al (2016) “A Saudade portuguesa”: o contributo da ciência para a criação de uma experiência gastronómica. 13.º Encontro de Química dos Alimentos, Universidade do Porto

Bonacho, Ricardo; et al (2015) O design e a gastronomia portuguesa, um contributo para a identidade local de produtos alimentares. Designa 2015, Identity. Universidade da Beira Interior

 

Publicações 

Bonacho, Ricardo (2013) “Onde está o autor?”. Em Gonçalves, S. (2013) Página enquanto heteropia ou espaço de convergência do Design com a edição. Vol.4. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Bonacho, Ricardo (2011) “Útil; Inútil”. “Sem uso” editado por Frederico Duarte e Max Bruisna. Experimenta Design 2011.

Bonacho, Ricardo (2011) “Onde está o autor?”. “Feed-back it is black or white” editado pela FBAUL.

Bonacho, Ricardo (2011) “(in)útil (un)useful”. Projetos tangenciais. Experimenta Design 2011.

 

Organização de Seminários e Conferências 

Membro da Comissão Organizadora e Executiva “1st International Food Design and Food Studies Conference, Experiencing Food, Designing Dialogues”, Outubro 2017, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Membro da Comissão Organizadora do encontro académico e cultural “Receiving / Perceiving Angela Carter”, Maio 2017, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 

Outras Informações

Exposições:

Designing Perspectives, Challenging Boundaires, Maio/Junho 2017, Biblioteca da Universidade de Letras da Universidade de Lisboa. (Design e Curadoria)

The Bloody Chamber – A taste of Angela Carter, Dezembro/Janeiro 2016/2017, Royal West of England Academy, Bristol. (Autor)

Designing new experiences with food, a transdisciplinary project. Maio 2017, Biblioteca Celestino Domingues, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. (Design e Curadoria)

Design Sucks: The Shape of Taste. Novembro 2013, Museu Nacional do Desporto, Experimenta Design 2013. (Design, Curadoria e Autor)

(in)útil (un)useful”. Novembro 2011, Tribunal da Boa Hora, Experimenta Design 2011. (Design, Curadoria e Autor)

 

Organização de Eventos

Food Design -  19-21 de outubro de 2017 - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa 

 

Atualizado a 5 de Setembro de 2017