Teresa Isabel Santa Maria Magalhães de Serpa

Teresa Serpa 280x400px 19052014

Investigadora desde: 2013

Teresa Serpa, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e Pós-Graduada em Design Estratégico e Inovação pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da mesma Universidade, é bolseira da FCT e Doutoranda no Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. O seu projecto de investigação foca-se na problemática da integração do Design nas empresas, principalmente nas start-ups de serviços, cruzando diversas vertentes destes dois temas principais.

Apresentará em Julho.2014 na “AHFE International 2014 - Applied Human Factors and Ergonomics Conference”, Jagiellonian University, Cracóvia, o artigo “User Centered Design Principles for Entrepreneurs: Quality and Sustainability since StartUps beginning”.

Apresentou um poster na “UDesign’13 - 2ºEncontro Nacional dos Doutoramentos em Design”, na Universidade do Porto em Julho.2013; Participou no Workshop “24Hrs Inclusive Design Challenge” em Junho.2012 e com a comunicação oral “Design Strategy, Design in Companie’s Strategy”, em Janeiro.2011 no Seminário sobre Design Estratégico, no âmbito do Projecto De.:SID, Culturgest, Lisboa.

Foi membro da Organização da “SIM2013, 2ndInternational Conference on Sustainable Intelligent Manufacturing” em Junho.2013 na FA-UTL.

Anteriormente trabalhou no mercado nacional e internacional em formação e ensino, design e fotografia, em diversas empresas e como freelancer.

Projeto de Investigação: O design estratégico no sector de serviços: impacto no sub-sector das start-up

ORCID: 0000-0003-0761-3398

Comunicações em encontros científicos internacionais

2014

Comunicação oral do artigo "User Centered Design Principlies for Entrepeneurs: Quality and Sustainability since StartUps beginning" na AHFE International 2014 - Applied Human Factors and Ergonomics Conference", Jagiellonian University, Cracóvia, Polónia, realizado em co-autoria com o Professor Doutor Fernando Moreira da Silva;

Comunicações em encontros científicos nacionais

2013

Apresentação de poster sobre o projecto de investigação no “UDesign’13 - 2-º Encontro Nacional dos Doutoramentos em Design”, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tema 02 > Design estratégico para a sustentabilidade

Comunicação oral por Convite, “Design Strategy, Design in Companie’s Strategy”, Projecto De.:SlD, Seminário sobre Design Estratégico, CulturGest, Lisboa, ( http://apdesigners.org.pt/?p=998 )