Elsa Maria Pinto Ferreira Lima

Elsa Lima

Elsa Lima iniciou os seus estudos e interesses na área têxtil e moda em 1987 na Escola Artística António Arroio onde concluiu o curso de Design Têxtil (1991) tendo de seguida realizado a licenciatura em Arquitectura do Design de Moda em Lisboa, na Faculdade de Arquitectura - FA-UTL. Em 2001 fez uma breve passagem pela Central Saint Martins School of Arts and Design e pouco depois iniciou o seu trabalho de investigação no contexto do mestrado em Design de Moda na FA-UTL sobre Criatividade e Design de Moda, que concluiu em 2007.

Entre 1994 e 2008 desenvolve actividades como designer de moda num projecto de autor e como figurinista de teatro e performance, no contexto artístico experimental e contemporâneo, trabalhou com companhias de teatro nacionais, cinema e televisão (ficção), com trabalhos premiados e com representação em exposições e diversos eventos nas respectivas áreas. Em 2002 iniciou a sua experiência de ensino na Universidade da Beira Interior onde até 2015 foi responsável por diversas unidades curriculares do 1º e 2º ciclos dos cursos de Design de Moda, para os quais fez várias contribuições ao nível do desenvolvimento curricular, como membro fundador e dinamizador de eventos anuais de design (KAPA, 2005 e MOVE, 2007-2010) e como responsável por unidades curriculares nucleares  - Design de Vestuário II e Teoria e Cultura em Design de Moda mais recentemente - nas quais integrou novas metodologias de design em matéria de Inovação e Sustentabilidade.

Combinando as experiências pedagógicas com as experiências profissionais adquiridas e em desenvolvimento, actualmente combina as mesmas com o seu trabalho de investigação em torno das áreas do Design de Moda, Educação e Sustentabilidade, no contexto de Doutoramento em Design.

Áreas de interesse: têxteis e vestuário, Design de Moda, Educação, Design de Interação, Up-cycling, Zero-Waste, Estudos Culturais, Artes performativas.

Projeto de Investigação: Criatividade e Sustentabilidade no Design de Moda – Processos de ensino/aprendizagem no quadro do Ensino Superior.

ORCID: 0000-0001-8746-696X

Publicações

Lima, E., Contributions to the development of pedagogies in Fashion Design for Sustainability CIMODE - 1º Congresso Internacional de Design e Moda. Universidade do Minho, 5 a 7 Novembro, 2012, Guimarães. Portugal.

Lima, E., “Mind what you wear” (2007). VESTIR Magazine – Tema: Sustentabilidade. Revista Técnico-pedagógica da Indústria de Vestuário e Confeçção. CIVEC. Centro de Formação Profissional da industria de Vestuário e Confecção, 2007.

Lima, E., Salvado, R., Sustentabilidade e Ensino Superior em Design de Moda - Análise de estratégias e iniciativas locais. DESIGNA 12 UN/SUSTAINABALITY - International Conference on Design Research, Covilhã, 22-23 November 2012.

Lima, E., Fashion Design for Sustainability. From obsolescence to product longevity - DESIGNA 12 UN/SUSTAINABALITY - International Conference on Design Research, Covilhã, 22-23 November 2012.

Comunicações em Conferências Internacionais

Lima, E., Calado M., Miguel, R. "Higher Education in Fashion Design - A Course Research" - Simpósio 2012. Materiais e Processos Sustentáveis. UMTP. Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 6 - 7 Dezembro 2012.

Lima, E., Creativity and sustainability in fashion design Education; Global Fashion Conference: Future Options For The Fashion World, Madrid, 15-17 Novembro 2012. Internacional Fashion Conference. Universidade Lusíada do Porto, Universidade Complutense Madrid, Universidade de Ghent, Inglaterra, 15, 16 nd 17 November, 2012, Madrid. Espain.

Lima, E., Fashion Design for Sustainability - Teaching / Learning Experiences, UDesign’12 1º Encontro Nacional de Doutorandos em Design, 14 Julho, 2012, Universidade de Aveiro, Portugal.4

Miguel, R., Lucas, J., Salvado, R., Franco, F., Pereira, M., Lima, E., Carvalho, L. “The Bologna Process Contribution for the Fashion Design Higher Education at the Context of Fashion Markets Globalization. 4th International Conference on Higher Education Marketing Workshop on Higher Education Marketing – Trends in Global Competitiveness on Design Higher Education, April the 2nd, 2009, Minho University, Guimarães, Portugal

S. Jerónimo, R. Miguel, S. Azevedo, J. Lucas, E. Lima, “Conceptual Model of Fashion Design and Multi-Channel Garment Retailing Relationship”, AUTEX’2008 – World Textile Conference, June 24-26, 2008, Biella, Italy.

Atualizado a 4 de Abril de 2016