Fernando Miguel Marques

Foto FMM web 01Fernando Miguel Marques, (1966) professor na ESART, escola de design do Instituto Politécnico de Castelo-Branco, no Mestrado de Design de Interiores e Equipamento e na licenciatura de Interiores e Equipamento, foi professor de design entre 1992 e 2014 no curso de design da Universidade Lusófona. Possui, licenciatura no Curso Superior de Design do I.A.D.E. (1994) na vertente de design Industrial. Mestrado em Museologia pela Universidade Lusófona, com o titulo 'PLANEAMENTO MUSEOLÓGICO – Orientação Conceptual'. Doutorado em design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com o título “Cristal: Valências do desperdício para o design - Abordagem à reciclagem de pré-consumo de cristal”. Teve a sua formação base na escola de artes decorativas António Arroio, no curso profissional de Artes e técnicas do fogo, possui ainda duas pós graduações em design industrial, com a vertente oficinal, na ENSI – Les ateliers, Paris e pela Glasgow Scholl of Art / cpd.
Tem elaborado vários artigos que são apresentados em conferências nacionais e internacionais sobre abordagens e práticas de design sustentável em relação à reciclagem de cristal entre outros temas.
Foi membro da Comissão científica do 6º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, (2010) Lisboa, Gulbenkian
Colaborou entre outras com indústrias de mobiliário, pedra, plástico, vidro, cerâmica cortiça e fundição.
O seu trabalho insere-se essencialmente na área do ecodesign e design activista.
Expôs o seu trabalho, em lojas e galerias participou na experimenta design 2005, 2011 e 2013.

Publicações

Marques, Fernando Miguel- Recycling crystal glass: Architectonical lining in crystal. Design Principles & Practices: An International Journal. ISSN 1833-1874. Vol. 5 (2011).

Marques, Fernando Miguel- Recycling crystal glass – Singulatrity of process: SIM, Susttainable Intelligent Manufacturing. Leiria: IST Press 2011. ISBN/ISSN 978-989-8481-03-0.

Marques, Fernando Miguel- Cristal valências do desperdício para o design: Abordagem à reciclagem de pré-consumo de cristal. Lisboa: Universidade Técnica - Faculdade de Arquitectura, 2012. 370 p. PhD | Doutoramento.

Marques, Fernando Miguel- Ecodesign e o aparecimento de novas formas de pensar o design: VI SOPCOM, IV Congresso Ibérico, VII LUSOCOM, II Coloquio Portugal - Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009.

Marques, Fernando Miguel- Cristal: Valências do desperdício para o design. Abordagem à reciclagem de pré-consumo de cristal CIAUD, 1º Seminário de Investigação. Arquitectura, Urbanismo, Design, . n.º Faculdade de Arquitectura, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design (2010).

Marques, Fernando Miguel- Reciclagem de pré consumo de cristal: BOOK CID Conferências Internacionais de Design da Marinha Grande Marinha Grande 2011.

Marques, Fernando Miguel; Silva, F. Moreira da; Oliveira, Pedro- Casco de cristal com aglomerantes - Reciclagem de pré-consumo de cristal: An Agenda for Design. VI Congresso internacional de pesquisa em design - VI CIPED. Fundação Calouste Gulbenkian: CIAUD, 2011.