Gabriela da Cunha Santos

Gabriela Forman

Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, foca a sua linha de investigação nos aspectos mais técnicos da área de moda e do têxtil, como a cor e o desenvolvimento de materiais futuros, através de tecnologias sofisticadas de vanguarda como a Biotecnologia e o BioDesign. Os seus interesses prendem-se, sobretudo, com a utilização da Ciência (processos biológicos) aplicada ao Design para um desenvolvimento mais sustentável de produtos, que simultaneamente promovam o bem-estar.

Desempenhou durante vários anos, em Lisboa e Londres, diversas atividades na área de Moda, nomeadamente Produção em Televisão, Teatro e Musicais (guarda-roupa e produção de conteúdos), Produção/Styling para editoriais e Design de Moda.

Como Designer de Moda, estagiou em The Cabinet by Tomoko Yamanaka, Londres, Reino Unido, ao abrigo do programa INOV-Art. Posteriormente, trabalhou em desenvolvimento de projetos no estúdio/galeria The Livingstone Studio (Londres) e para o departamento de vestuário (trend/concept boards) da marca japonesa Familiar (Kōbe). Trabalhou ainda como designer para a marca inglesa YouMeWe (Londres).

Após a dissertação de mestrado sobre sustentabilidade no Design de Moda, desenvolveu investigação de doutoramento sobre processos biológicos aplicados ao processo criativo e sustentável no Design - “The Advantages of Biotechnology in the Textile Industry – Natural Textile Dyes”. A investigação, financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, contou com a colaboração da Universidade de Leeds (School of Design), no Reino Unido, onde desenvolveu trabalho como investigadora científica.

Comunicações/publicações em encontros científicos internacionais

C. Carvalho & G. Santos (2016) Sustainability and biotechnology – natural or bio-dyes resources in textiles. J Textile Sci Eng 6:239. doi: 10.4172/ 2165-8064. 1000239

C. Carvalho & G. Santos (2016) Sustainable dyeing process – natural or bio-dyes. CIMODE 2016 3º Congresso Internacional de Moda e Design. 9-12 May, Buenos Aires, Argentina

C. Carvalho & G. Santos (2015) Global communities - Sustainable design and biotechnology. Proceedings of the 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, AHFE 2015. Las Vegas, USA. Procedia Manufacturing 3 (2015). 6557-64

G. Santos C. & Carvalho (2015) Sustainability & Biotechnologies - natural and bio-dyes. Proceedings of the 5th International Sustainable Development Symposium 2015, Lisbon, 15-17 June 2015.

G. Santos C. & Carvalho (2014) Ergonomic fashion design – sustainable dyes. Proceedings of the 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics AHFE 2014, Kraków, Poland 19-23 July 2014. Edited by Soares, M & Rebelo, F. pp. 285 ISBN 978 1495121081

G. Santos C. & Carvalho (2013) Sustainable colours and biotechnology in the fashion and textile industry. Proceedings of the 12th International AIC2013 Congress - Association Internationale de la Couleur. Newcastle, United Kingdom, 8-12 July 2013. Edited by L. MacDonald, S. Westland & S. Wuerger. pp 152. ISBN 978-0901623027

G. Santos C. & Carvalho (2012) Biotechnology and the sustainable development in the fashion industry - natural textile dyes. Proceedings Book of the 1º Congresso Internacional de Moda e Design. Guimarães, Portugal, 5-7 November 2012. Edited by A. C. Broega, K. Castilho, J. Cunha & B. Providência. pp. 148. ISBN 978-972-8692-71-1

Livros

Santos, G. C. (2010). A Biotecnologia desde a Antiguidade até ao século XXI - corantes texteis naturais. Lisboa: Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa, faculdade de Arquitectura.

Santos, G. C. (2016). The Impostance of Biotechnology in the Textile Industry – Natural Textile Dyes. Lisboa: Dissertação de Doutoramento, Universidade Técnica de Lisboa, faculdade de Arquitectura.

Atualizado a 21 de Junho de 2016