Helena Soares

Helena SoaresNatural do Porto, termina em 1993 a Licenciatura em Design, opção Interiores, na ESAD – Escola Superior de Arte e Design, de Matosinhos.

Em 2003, inscreve-se no mestrado “A Cor na Arquitectura” – Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, iniciando, em paralelo à actividade de Designer, a actividade de investigadora com a elaboração da dissertação As Cores do Porto, sob orientação da Professora Doutora Maria João Durão e co-orientação do Professor Jean-Philippe Lenclos, da Escola Superior de Artes Decorativas de Paris. Inicia em 2012 o Doutoramento em Design – Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, igualmente sob orientação da Professora Doutora Maria João Durão.
Professora do Ensino Secundário, agrupamento de Artes, desde 1993, foi também membro fundador da Associação Portuguesa da Cor e Investigadora do Laboratório da Cor da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde tem desenvolvido projectos de cariz científico para eventos nacionais e internacionais, onde a cor, a luz e a matéria são factores de convergência de todas as reflexões.
Além de designer, professora e investigadora, a sua força criativa levou-a a explorar novas áreas de desenvolvimento pessoal, dedicando-se ao yoga e ao estudo de Vedanta desde 2004.