João Miguel Ferrão Aboim Borges

foto joao miguel ferrao aboim borges

Investigador desde: 2013

Doutorando em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Investigador em Design como membro colaborador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design.

Concluiu os Estudos Avançados em Design em Junho de 2013.

Desempenhou funções de direcção (Design Management) em diferentes empresas nas diferentes valências do Design:
. Brandia, actual Brandia Central como Design Manager da área 3D Industrial/Produto, Ambientes, e na área 2D Corporate e Brand Identity, Visual, Packaging, e gestão de eventos e marcas.
. Look That Work/Bausform  como Director Comercial
. Brandnew - Business Storytelling, em como Director das áreas de Retail, Industrial e Corporate Design.
. Koncept – Conselho em Comunicação e Sensibilização de Públicos
. IADE – Creative University como assessor da direcção.

Como Freelancer desenvolveu estratégias de comunicação para implementação ou revitalização de marcas e produtos para o mercado brasileiro Brasil, para além de trabalhos desenvolvidos nas diferentes áreas de Design.

Actualmente está a realizar o Doutoramento em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com o título “PERCEPT WALK - A importância do conceito de Wayfinding sensório-motor na promoção de autonomia e mobilidade da pessoa idosa em condição de baixa visão em meio hospitalar”.

Comunicações em encontros científicos internacionais

Estão aceites para publicação e apresentação a realizar no mês de Julho duas comunicações, respectivamente:

- “Waysensing
Miguel de Aboim Borges e Fernando Moreira da Silva
ICDHS 2014 – Tradition, Transition, Trajectories: major or minor influences?
9th International Comitee Design History and Design Studies
8, 9, 10, 11 July 2014 | Universidade de Aveiro | Aveiro, Portugal

- “The importance of a sensory-motor wayfinding system for promoting autonomy and mobility on people with low vision condition
Miguel de Aboim Borges e Fernando Moreira da Silva