Sara Filipe Lopes Garcia

foto PB

Investigadora desde: 2013

Licenciada (2009) em Arquitectura de Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA/UL), e mestre em Design de Produto (2010) pela mesma Faculdade, sob o tema das tecnologias CAD no Design do Produto. Participou no projecto Naadir (http://naadir.fa.utl.pt/), como Bolseira de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e como investigadora (2010-2013). Actualmente encontra-se a desenvolver um Doutoramento na FA/UL, com bolsa da FCT; a investigação relaciona-se com sistemas generativos aplicados à cadeira.

Tem alguns artigos publicados em coautoria no âmbito do projecto Naadir, nas conferências CAAD Futures (2013), Interacção (2013), e GRAPP (2014); e no âmbito do Doutoramento na conferência Designa (2011), e fez uma apresentação no eCAADe PHD Workshop (2013).

Teve curtas participações em organização de eventos – na conferência Design Estratégico (2011) – no âmbito do projecto de investigação De.:SID, e na exposição Formas & Fórmulas (2012) – no âmbito do projecto Naadir. Possui pequenas experiências em design gráfico e web, design de software, e apoio ao serviço docente em disciplinas de computação na FA/UL (2011). Recebeu uma menção honrosa (2008) com um projecto de cutelaria, numa parceria entre a FA/UL e a ICEL.

Projeto de investigação:  Contributos para o estudo da forma: desenvolvimento de um modelo computacional aplicado à cadeira

ORCID: 0000-0003-1373-9675

Artigos em revistas:

Garcia, Sara; Leitão, António Menezes. Shape Grammars as Design Tools: An Implementation of a Multipurpose Chair Grammar. Artificial Intelligence for Engineering Design, Analysis and Manufacturing, n. IN PRESS, p. XX-XX, 2018.

Capítulos de livros:

Garcia, Sara. Classifications of Shape Grammars. Design Computing and Cognition '16. ed. Switzerland: Springer, 2016, p. 243-262.

Garcia, Sara; Romão, Luís. A Design Tool for Generic Multipurpose Chair Design. Computer-Aided Architectural Design: The Next City - New Technologies and the Future of the Built Environment: 16th International Conference, CAAD Futures 2015, São Paulo, Brazil, July 8-10, 2015. Selected Papers. ed. Berlin, Heidelberg: Springer, 2015, p. 600-619.

Correia, José Vitor; Romão, Luís; Rosado Ganhão, Susana; Couceiro da Costa, Manuel; Santos Guerreiro, Ana; Henriques, Diogo; Garcia, Sara; Albuquerque, Carlos; Carmo, Maria Beatriz; Cláudio, Ana Paula; Chambel,Teresa; Burgess, Robin; Marques, Christian. A New Extended Perspective System for Architectural Drawings. Global Design and Local Materialization: 15th International Conference, CAAD Futures 2013, Shanghai, China, July 3-5, 2013. Proceedings. ed. Berlin, Heidelberg: Springer, 2013, p. 63-75.

Publicações em actas de encontros científicos:

Garcia, Sara; Romão, Luís. Style and Type in a Generic Shape Grammar: The Case of Multipurpose Chairs. In: 34TH ECAADE CONFERENCE, 2016. Oulu. Complexity & Simplicity: Proceedings of the 34th eCAADe Conference. Oulu, Finland: University of Oulu, 2016, v. 2, p. 339-348.

Garcia, Sara; Barros, Mário. A Grammar-Based System for Chair Design: From Generic to Specific Shape Grammars. In: 33RD ECAADE CONFERENCE, 2015. Vienna. Real Time: Proceedings of the 33rd eCAADe Conference. 2015, p. 427-436.

Burgess, Robin; Chambel,Teresa; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Albuquerque, Carlos; Correia, José Vitor; Romão, Luís; Rosado Ganhão, Susana; Couceiro da Costa, Manuel; Santos Guerreiro, Ana; Garcia, Sara. Interactive Visualizer for the Extended Perspective System as Support for Architectural Design. In: GRAPP 2014 - INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER GRAPHICS THEORY AND APPLICATIONS, 2014. Lisboa. GRAPP 2014 - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications. 2014.

Burgess, Robin; Cláudio, Ana Paula; Chambel,Teresa; Carmo, Maria Beatriz; Albuquerque, Carlos; Marques, Christian; Correia, José Vitor; Romão, Luís; Rosado Ganhão, Susana; Couceiro da Costa, Manuel; Santos Guerreiro, Ana; Garcia, Sara; Henriques, Diogo. Visualizador Interactivo de Desenhos Arquitectónicos em Sistema de Perspectiva Expandido. In: INTERAÇÃO 2013, 2013. Vila Real, Portugal. Interação 2013. 2

Comunicações em encontros científicos nacionais:

Publicado - Garcia, S.; Romão, L. (2012) - Contributos para o estudo da forma: desenvolvimento de um modelo computacional aplicado à cadeira. In: Designa2011: Proceedings - A Esperança Projectual. Covilhã: UBI - LabCom. Pp. 189-196. ISBN: 978-989-654-097-5.

Atualizado a 2 de Outubro de 2017