Fabiana Pavel

Investigadora desde: 2010

Arquiteta italiana, licenciada pela Università di Roma3, Itália, com a nota máxima de 110/110 e distinção; inscrita na Ordem dos Arquitetos de Lisboa e Vale do Tejo; tem trabalhado como arquitecta em ateliers portugueses e italiános de arquitectura; Doutoranda em Arquitetura, especialidade Reabilitação Urbana, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Membro do CIAUD e do GESTUAL, bolseira da FCT. Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais. Tem publicado em Portugal e no estrangeiro.

Interesses de investigação:
• reabilitação urbana da cidade histórica;
• processos de gentrification e manutenção da identidade do local;
• periferização;
• bairros ilegais;
• habitação de interesse social.

Projeto de Investigação: Transformação urbana de uma área histórica: o Bairro Alto. Reabilitação, identidade e gentrificação.

ORCID: 0000-0001-8239-1743

Publicações

PAVEL, Fabiana − Architecture and society in Bairro Alto. Prostitutes, artists and stabbings; palazzi, streets and alleys. Em: MARQUES, Lénia; RICHARDS, Greg (coord.) - Creative Districts Around the World. Celebrating the 500th anniversary of Bairro Alto. [Em linha] Breda: NHTV, 2014. [Consult. 01 de Abril de 2014] Disponível na internet: http://creativedistricts.imem.nl/. ISBN: 978-90-819011-3-0.

PAVEL, Fabiana – Bairro Alto: Renovação e Reabilitação, Identidade e risco de Gentrification. In VIII Congresso Ibérico de Urbanismo: coletânea de artigos científicos [recurso eletrônico]. 2011.

PAVEL, Fabiana – Políticas e Práticas de Reabilitação Urbana. Identidade e risco de gentrification de uma área histórica: o Bairro Alto. In: Seminário Mato-Grossense de Habitação de Interesse Social SHIS: coletânea de artigos científicos [recurso eletrônico] – Dados Eletônicos. / Douglas Q. Brandão; João C. M. Sanches; Gisele Carignani; Luciane C. Durante (editores). Sinop: Departamento de Engenharia Civil. CD-ROM; 4 ¼ pol. 2011.

PAVEL, Fabiana – Corviale: monstro de cimento ou lugar extraordinário?. In: International Federation for Housing and Planning. World Congress (54: 2010: Porto Alegre, RS) Bulding Communities for the cities of the future [recurso eletrônico] /54ºIFHP World Congress – Dados Electrônicos- Porto Alegre: EDIPUCRS. 1 CD-ROM, 2010.

PAVEL, Fabiana e ROSA, Cristina – Lisbona metropoli di confine e l'incidenza dei suoi nuclei multietnici nella cultura portoghese. (ROSA, Cristina - Inquadramento storico-culturale; PAVEL, Fabiana - Lisbona metropoli di confine e i suoi nuclei multietnici). In: BINI, Benedetta e VIVIANI, Valerio (curad.), Le forme del testo e l’immaginario della metropoli. Viterbo: ed. Sette Città, 2009. pp. 361-368.

PAVEL, Fabiana – Memoria Breve di Lisbona. Esistere per Essere. In: Incontro per i 25 anni dell’Istituto di scienze Umane ed Esistenziali. Istituto Italiano per gli Studi Filosofici. Napoli (itália) 18-19 Abril de 2013.

PAVEL, Fabiana – Reabilitação e identidade. O Bairro Alto em discussão. In: Coimbra C – “estado de sítio, estados sem sítio”. III Colóquio de doutorandos do CES, Coimbra 9 e 10 de Novembro 2012.

PAVEL, Fabiana– Bairro Alto: Renovação e Reabilitação, Identidade e risco de Gentrification”. In VII Congresso Ibérico de Urbanismo. Covilhã, 27 a 29 de Outubro de 2011.

PAVEL, Fabiana –“Políticas e Práticas de Reabilitação Urbana. Identidade e risco de gentrification de uma área histórica: o Bairro Alto”. In 4ª Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social. Mato Grosso: Sinop, 21 a 23 de Setembro de 2011.

PAVEL, Fabiana – Um espaço de múltiplas figurações: o Bairro Alto. In: 2º Seminário Internacional de Arquitectura, Arquitectura da Diferença 2. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, Faculdade de Arquitectura e Artes, 16 a 18 de Junho de 2011.

PAVEL, Fabiana – Corviale: monstro de cimento ou lugar extraordinário?”. In International Federation for Housing and Planning. World Congress. Porto Alegre: PUCRS, 4 a 17 de Novembro de 2010.

ALLEGRETTI, Giovanni; PAVEL, Fabiana – Requalificando a periferia participativamente: o Pelouro das Periferias e o caso do Bairro Corviale em Roma. In Universidade de Verão 2010 Redes Sociais - Da abordagem institucional à abordagem participativa. São Brás de Alportel, 15 a 18 de Setembro de 2010.

PAVEL, Fabiana – “Lisbona metropoli di confine e i suoi nuclei multietnici”. In Congreso internacional Le forme del testo e l'immaginario della metropoli. Viterbo, 29 a 31 de Outubro.

Atualizado a 17 janeiro 2018