Joana Pestana Gonçalves Lages

img autora

Investigadora desde: 2011

Joana Pestana Lages (Lisboa, 1979)
Licenciou-se em Arquitectura em 2003 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL). Estagiou com Willy Müller Architects (Barcelona) e no Promontório Arquitectos (Lisboa). Colaborou como arquitecta com dRMM Architects (Londres) e com o arquitecto Renzo Piano (Génova).
De volta a Lisboa regressa à FAUL e termina o Mestrado em Arquitectura. Inicia o Doutoramento em Urbanismo pela FAUL, pesquisando projectos e políticas de intervenção urbana em áreas urbanas autoproduzidas. É bolseira da FCT desde 2012. Os seus principais interesses científicos situam-se na área do direito à habitação e justiça espacial, crescimento urbano e emergência de novos modos de vida urbanos.

Projeto de Investigação: À conquista de justiça especial: intervenções liminares em territórios autoproduzidos da Área Metropolitana de Lisboa

ORCID: 0000-0002-4734-3380

Capítulos de livros

À espera no Bairro do Talude Militar, 2012, Lages, Joana, Em CACHADO, RITA ÁVILA; BAÍA, JOÃO (Orgs.) - Políticas de habitação e construção informal, Lisboa, Mundos Sociais, p. 109, ISBN 9789898536167 9898536160.

Artigos

RAPOSO, Isabel et al. - Os instrumentos urbanísticos como arena social e a percepção do Direito à Cidade: a regeneração urbana da Vertente Sul de Odivelas. Em VII Congresso Português de Sociologia, Universidade do Porto- Faculdade de Letras, [Em linha]. Universidade do Porto- Faculdade de Letras : [s.n.] Disponível em WWW:<URL:http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&tipo=atas3&pchave=Arena+social>.

Comunicações em encontros científicos internacionais

LUIZ, Juliana; LAGES, Joana - Interdisciplinaridade em territórios não legais: o encontro entre as Ciências Sociais e o Urbanismo. Em SICYUB - Second International Conference of Young Urban Researchers, ISCTE, 14 Out. 2011. Apresentado.
Disponível em WWW:<URL:http://conferencias.cies.iscte.pt/index.php/icyurb/sicyurb/paper/view/408>.

LAGES, Joana - In Between Plans, Intermediate stages of action for urban regeneration policies of areas with illegal genesis. Em 4th International Conference on the Contructed Environment. Universidade Nova, Lisboa, 4 Out. 2013. Apresentado. Disponível em http://v13.cgpublisher.com/proposals/69/manage_workspace

Comunicações em encontros científicos nacionais

LAGES, Joana - A transdisciplinaridade na compreensão da cidade informal: Reflexões a partir do Talude. Em Seminário Arquitectura e Sociedade: Espaços vividos e espaços construídos, FAUL, 5 Mai. 2011. Apresentado

LAGES, Joana - Da insusceptibilidade de reconversão às alternativas de intervenção em território de génese ilegal. Em Jornadas de Investigação da Faculdade de Arquitectura, FAUL, 12 Jan. 2012. Aguarda publicação.

LAGES, Joana; VEIGA, Inês; BRAGA, Joana - This Square Could Be Like This: (re)thinking participation from the workshops at Largo de Santa Filomena. Em Seminário Espaço Relacional e Direito à Cidade: Pesquisa Experimental no Bairro da Cova da Moura, FAUL, 30 Abril 2014. Apresentado

LAGES, Joana; VALENTE, Ana; RAPOSO, Isabel - O Direito ao Lugar: do bairro ao largo. Reflexões em torno da Cova da Moura. Em Ciclo: intervir no local: novas práticas, novas questões, FAUL, 12 Junho 2014. Apresentado

Atualizado a 17 janeiro 2018