Jorge Mangorrinha

Jorge MangorrinhaPós-Doutorado em Turismo, pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, e Doutorado em Urbanismo, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e Quadro Técnico Superior da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Foi Coordenador Técnico do Plano Nacional de Ordenamento do Território Turístico da República Dominicana (SNEDE/Banco Interamericano de Desenvolvimento, 1996-1997) e Coordenador Científico do Rastreio e Levantamento dos Conjuntos Termais Portugueses (Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 2005-2007) e do Estudo do Inventário dos Recursos Turístico-Termais na Área Portuguesa da Rota Águas (Instituto Piaget para a Turismo do Porto e Norte de Portugal, ERT, 2013). Foi Coordenador de Conteúdos e Gestor Técnico da Parque Expo'98 e Presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011). Foi distinguido com o Prémio José de Figueiredo 2010, com O Desenho das Termas: História da Arquitectura Termal Portuguesa (co-autoria com Helena Gonçalves Pinto). É autor de estudos, projectos e intervenções públicas em diferentes países e áreas científicas. Orienta e orientou dissertações de Doutoramento e de Mestrado nas áreas da Arquitectura e do Turismo. Autor de poemas e letras para fados e canções.