José Miguel Mendes Freitas Silva

JMS

Investigador desde: 2013

José Miguel Mendes Freitas Silva (Lisboa, 1977) licenciou-se em 2004 em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa e concluiu em 2010 o Mestrado em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com o tema “O Monumento e o lugar. Relação entre o espaço público e monumento na intervenção patrimonial contemporânea”, em Portugal no século XX.

É doutorado em urbanismo na Faculdade de Arquitectura – UL, com o tema “Forma urbana, sedimentação vs. conservação. Relação entre o edificado monumental e o tecido urbano”; e integra o projecto de investigação “O Tecido Edificado na Cidade Portuguesa – Inventário Morfológico” (FAUTL), financiada pelo Fundação para Ciência e a Tecnologia, com a referência PTDC/AUR-URB/111835/2009.

Mantendo um interesse geral na temática do Urbanismo e da Reabilitação, as suas áreas de investigação actuais incidem sobre a temática da evolução morfológica dos tecidos urbanos na sua relação particular com o edificado monumental. O estudo tem como o objectivo compreender, neste quadro especifico, de que forma se relacionam as teorias e práticas da conservação dos tecidos construídos com a sua transformação e evolução.

Desenvolveu a sua actividade profissional como arquitecto, integrando equipas multidisciplinares em diversos projectos de arquitectura, reabilitação e planos urbanísticos, destacando-se as participações nos gabinetes Risco S.A., Conceito Arquitectos e Oficina Ideias em Linha em colaboração com a GB Arquitectos.

Projeto de investigação: A invenção do património urbano. Processos de produção dos lugares patrimoniais em Portugal

ORCID: 0000-0003-3043-2317

Atualizado a 9 janeiro 2018