cabeçaho-site-ciaud.png

Pedro Vasco de Melo Martins

Foto Pedro Martins

Investigador desde: 2014

Pedro Vasco de Melo Martins (Tomar, 1983) licenciou-se em 2007 em Arquitectura de Gestão Urbanística pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde participou como membro vogal na Assembleia de Representantes assim como no Conselho Pedagógico, tendo sido também Vice-presidente na Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura (AEFA).

Através do Programa Erasmus frequentou entre Setembro de 2004 e Fevereiro de 2005 o “Corso di Laurea Specialistica in Architettonica e Urbana (APAU), Laboratório di Urbanística” na Università degli studi di Roma La Sapienza, Prima Facultà de Architeccttura “Luduvico Quaroni” coordenado pela Professora Arquitecta Gabriella di Vitto.

Desenvolveu actividade liberal como arquitecto entre 2007 e 2011, tendo sido convidado para integrar a equipa da empresa Espaço e Desenvolvimento, participou em diversos projectos de arquitectura e planos de ordenamento do território.

Em 2011 integrou a equipa do FormaUrbis Lab da FA UTL como bolseiro de investigação, onde desenvolve o projecto de investigação “O Tecido Edificado na Cidade Portuguesa Inventário Morfológico” (PTDC/AUR-URB/111835/2009) financiado pela FCT.

Conclui em 2012 o Projecto final de Mestrado Integrado em Arquitectura, Especialização em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com o título – “A Persistência das Formas Urbanas - Leitura das pré-existências romanas na morfologia da cidade portuguesa”. Desenvolve desde 2013 a tese de doutoramento com o tema “A Persistência das Formas Urbanas - Leitura das pré-existências romanas na morfologia da cidade portuguesa”.

 

Projeto de Investigação: A Resistência das Formas Urbanas. Leitura das pré-existências na construção da cidade portuguesa

ORCID: 0000-0002-0033-4962

Curriculum Vitae

 

Publicações

Artigo em Actas de Encontros Internacionais

2013

MARTINS, Pedro – “A Persistência das Formas Urbanas - Construção de uma metodologia para a leitura das pré-existências na morfologia da cidade portuguesa”. in actas do V Seminario de Investigación en Urbanismo, Barcelona/Buenos Aires: Universitat Politècnica da Catalunya, Instituto del Conourbano, Universidad Nacional de General Sarmiento, Instituto de Arte Americano, Universidad de Buenos Aires, 2013. ISBN: 2339-6598. pp. 170-188.

Artigo em Revista Nacional

2014

Artigo aceite “O Anfiteatro Romano de Lisboa - Hipótese de localização através da leitura Tipo-Morfológica do Tecido Urbano” aguardando publicação na Revista rossio. estudos de Lisboa.

 

Comunicações

Comunicações em Encontros Internacionais

2013

Comunicação sobre o tema: “A Persistência das Formas Urbanas - Construção de uma metodologia para a leitura das pré-existências na morfologia da cidade portuguesa”, realizada no âmbito do V Seminario de Investigación en Urbanismo, Universitat Politècnica da Catalunya, Barcelona, Espanha, 14 de Junho.

2014

Comunicação aceite sobre o tema: “Typological Series - A Methodology for the analysis of pre-existing structures in contemporary urban fabric”, realizada no âmbito da 21st Conference International Seminar on Urban Form – ISUF, “Our Common Future in Urban Morphology”, Porto, Chairman: Paulo Pinho and Vitor Oliveira, 3 a 6 de Julho.

Comunicações em Encontros Nacionais

2014

Comunicação sobre o tema: “A Mesquita Aljama de Coimbra - Hipótese para a sua identificação, a partir de uma leitura tipo-morfológica do tecido urbano”, a realizar no âmbito do congresso internacional “O Mediterrâneo e o Sul Ibérico na época medieval: Cultura, Identidade e Património. Sécs V - XV” Colégio do Espírito Santo - Universidade de Évora, Évora, Portugal, 22 Maio.

 

 Atualizado a 18 janeiro 2018

voltar