Rui Pedro Morais Justo

Foto_ruijusto.jpg

Investigador desde: 2014

Rui Pedro Morais Justo (Lisboa, 1987), concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura na área de especialização em Gestão Urbanística em 2010 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Actualmente desenvolve na mesma instituição a tese de doutoramento com o título “O quarteirão de Lisboa. Forma e Tipo, Leitura e Projecto”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desenvolveu parte da tese do doutoramento como estudante do programa AUSMIP Plus (Architecture Urbanism Student Mobility Program) na School of Engineering, Department of Architecture - The University of Tokyo, financiado pela Comissão Europeia.

É desde 2012 membro do grupo de investigação Forma Urbis Lab, onde foi bolseiro de investigação no Projecto “O Tecido Edificado na cidade Portuguesa – Inventário Morfológico”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e desde 2012 é membro do grupo Forma Urbis Lab, que desenvolve investigação sobre o tema da Morfologia Urbana.

Entre Março de 2011 e Março de 2012 colaborou como arquitecto estagiário no Departamento de Obras Públicas da Câmara Municipal da Amadora.
Participa em comunicações e seminários de carácter internacional e publica artigos sobre a temática da Forma Urbana.

Projeto de Investigação: O Quarteirão de Lisboa. Forma e Tipo, Leitura e Projecto.

ORCID: 0000-0002-9920-9976

Publicações

JUSTO, RUI. “Belém na relação com o rio. A construção de uma paisagem monumental”, Seminário Internacional Património e Paisagem em Espaços Lusófonos e Hispânicos, In Anais do Seminário Internacional Património e Paisagem em Espaços Lusófonos e Hispânicos, Madrid, Espanha, 2012.

CAPÍTULOS DE LIVRO

Justo, Rui; Leite, João, 2017. “Typo-morphology: from research to architectural education”. in Architectural Research addressing Societal Challenges. Volume 2. London: CRC Press, Taylor & Francis Group. pp 1175-1182. ISBN: 978-1-138-05681-7.

Justo, Rui, 2014. “O diacronismo do tecido. Os 100 anos do quarteirão do monumental” in Cadernos de Morfologia Urbana: O Tempo e a Forma. Vol. II. 1ª ed. Lisboa: Argumentum. p.58-81. ISBN - 978-972-8479-79-4

ARTIGOS PUBLICADOS

Justo, Rui; Amado, Ana, 2015. “Sociabilidade: A forma urbana na vida pública da cidade de Lisboa”. in Espaços Vividos Espaços Construídos: Estudos sobre a Cidade. n1. Lisboa: FAUL. p.38-58. ISSN - 2183-4644.

Justo, Rui, 2014. “O quarteirão na cidade de Lisboa: da forma ao tipo” in actas do VI Seminário Internacional de Investigacion en Urbanismo, Barcelona-Bogotá. DUOT: Barcelona. url: http://hdl.handle.net/2099/16006. ISSN2339-6598

Justo, Rui, 2012. “Belém na relação com o Rio. A construção de uma paisagem monumental” in anais do Seminário Internacional do Património e Paisagem em Espaços Lusófonos e Hispânicos. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ.

RESUMOS PUBLICADOS

Justo, Rui, 2014. “The Lisbon Urban Block: from shape to type”. in 21st International Seminar on Urban Form 2012 Porto. Our common future in urban morphology. Porto: FEUP, Vol. I. p. 148. ISBN: 978-972-99101-5-9.

Justo, Rui; Leite, João, 2017. “The block and street dialectic: Lisbon as a lab for reading and designing the contemporary city”, no âmbito do 3rd international congress ISUF Italy 2017, Faculty of Architecture, “Sapienza” University of Rome, Itália, 23 de Fevereiro.

Justo, Rui; Leite, João, 2016. “Typo-morphology: from research to architectural education”, no âmbito do 10th EAAE International conference, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, Portugal, 17 de Junho.

Justo, Rui, 2015.“O Quarteirão na Cidade de Lisboa: da Forma ao Tipo", no âmbito do 3º Seminário em Investigação do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) realizado na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Lisboa. 5 de Novembro.

Comunicação aceite sobre o tema: “The Lisbon urban block:from shape to type.”, realizada no âmbito da 21st Conference International Seminar on Urban Form – ISUF, “Our Common Future in Urban Morphology”, Porto, Chairman: Paulo Pinho and Vitor Oliveira, 3 a 6 de Julho.

JUSTO, Rui. ”Belém na relação com o rio. A construção de uma paisagem monumental”, Seminário Internacional Património e Paisagem em Espaços Lusófonos e Hispânicos, Madrid, Espanha, 2012

ORGANIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS

Conversas sobre a Forma da Cidade III / Talking about City Form III. Oradora: Anna Puigjaner – 4 de Dezembro 2014. Local: Auditório Rainha Sonja (Cubo), Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Conversas sobre a Forma da Cidade II / Talking about City Form II. Oradores: Giancarlo Cataldi – 10 e 11 de Outubro 2013; Jean Castex – 24 e 25 de Outubro; Walter Rossa – 22 de Novembro 2013; e Michael Conzen – 6 de Dezembro 2013. Local: Auditório Rainha Sonja (Cubo), Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Conversas sobre a Forma da Cidade I / Talking about City Form I. Oradores: Xavier Monteys - 4 de Abril 2013; Susanne Komossa - 26 de Abril 2013; Anne Vernez-Moudon - 10 de Maio 2013; e Philippe Panerai - 17 de Maio 2013. Local: Auditório Rainha Sonja (Cubo), Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Atualizado a 1 de junho de 2018