cabeçaho-site-ciaud.png

Lucinda Oliveira Caetano

 Lucinda

Investigadora desde: 2015

Possui graduação em Arquitetura pela FAU/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), com equivalência pela Universidade do Porto, através de prova de discussão pública do curriculum a júri constituído por Prof. Arqt.º Bernardo José Ferrão, Arqt.º Carlos Nuno Lacerda Lopes e Arqt.º José Bernardo Távora em 17-06-1992. Mestrado em Artes Visuais - História e Crítica da Arte pela EBA/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), com equivalência pela Universidade Nova de Lisboa em 1998.

Atualmente é bolseira da FCT (SFRH/BD/110008/2015), doutoranda em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e investigadora-colaboradora no CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da FA/ Universidade de Lisboa. Tem experiência nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Reabilitação Urbana com atuação preponderante na Administração Pública, em contextos portugueses e brasileiros, com ênfase em Urbanismo. Domínio de especialização: história e crítica da arte, arqueologia e património, e Gestão Pública na Administração Local.

 

Projeto de Investigação: Governança: um caminho para o equilíbrio territorial e humano. Orientações para a construção de um «modelo» de governança para a regeneração urbano/ territorial dos municípios algarvios.

ORCID: 0000-0003-4978-2579 

 

Publicações

Livros

CAETANO, L., O., 1994. Manual de Normas de Conservação do Palácio Universitário. Forum de Ciência e Cultura, Rio de Janeiro - Brasil.

 

Artigos em revistas internacionais

CAETANO, L., O., Jan-Jun 1992. Palácio Universitário – Um Legado do Neoclássico. Cadernos do Patrimônio Cultural, 2, N 2. Secretaria Municipal de Cultura, Rio de Janeiro - Brasil. pp.11 - 19. CDD 701.8805

CAETANO, L., O., 1994. Resumo da Dissertação Palácio Universidade do Brasil (Ex Hospício de Pedro II): Imagens & Mentalidades, in: Resumo das Dissertações do Mestrado em História da Arte EBA/ UFRJ defendidas até 1994. Arte & Ensaios - Revista do Mestrado em História e Crítica da Arte, EBA/ UFRJ, I, N 1. EBA, Rio de Janeiro - Brasil, p.78.

CAETANO L., O., 2015. GOVERNANÇA TERRITORIAL: um caminho para a sustentabilidade das comunidades. Definição de um método de medição qualitativa de instrumentos de governança. Estudo de caso: Parcerias público-privadas em Portugal, in: I Simpósio Brasileiro sobre Governança e Desenvolvimento Sustentável 2015. São Paulo – Brasil. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, 22, v. 03, ISSN Eletrônico: 2318-8472, 78-95. http://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/1163/1186

CAETANO L., PARAIZO,R.  2015. Participação pública na gestão urbana: O Papel das Universidades. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 04, n. 27, 2016, pp. 119 - 132. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/231884724272016

 

Artigos em revistas nacionais

CAETANO L., O., CORREIA, R. L. C., CASIMIRO, J. P., IN PRESS. A cidade feita de sonhos - A outra face do Algarve. O cluster dos festivais nos cascos urbanos antigos. Estudos de caso: Faro, Loulé, Portimão e Lagos, in: Seminário Internacional A Cidade Não Adormece 2015. Lisboa - Portugal. Anais do Seminário Internacional A Cidade Não Adormece   http://acidadenaoadormece.branded.me/

CAETANO L., O., IN PRESS. Governança. Territorial: um caminho para a sustentabilidade das comunidades, in: 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre modelos e práticas de sustentabilidade 2016. Lisboa – Portugal. Anais do 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre modelos e práticas de sustentabilidade
http://www.isdrsconference.org/page/46/chamada-e-seguimento-de-trabalhos/

 

Publicações em atas de encontros científicos

CAETANO, L., O., CORREIA, R., L., C., CASIMIRO, J., P., 2015. A cidade feita de sonhos - A outra face do Algarve. O cluster dos festivais nos cascos urbanos antigos. Estudos de caso: Faro, Loulé, Portimão e Lagos, in: Seminário Internacional A Cidade Não Adormece 2015. Lisboa. Anais do Seminário Internacional A Cidade Não Adormece. Edição Sustenta - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-972-9346-43-9, páginas 177-188.

CAETANO, L., O., 2016. Governança territorial: um caminho para a sustentabilidade das comunidades. Aferição de instrumento para avaliação de práticas de governança territorial. Livro de atas do 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre Modelos e Práticas de Sustentabilidade, integrado em ISDRS 2016. Publicado por: Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade - Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. ISBN: 978-972-674-792-5, páginas 641-661.

CAETANO, L., O., 2016. O papel dos modelos de governança do poder local na “regeneração” territorial e na coesão social. In A Geografia na construção do Futuro Desejado. Edição da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). E-BOOK | ISBN 978-989-8648-87-7.

CAETANO, L., O., 2016. Participação pública na gestão urbana: o papel das universidades. In Anais do Simpósio Nacional de Gerenciamento de Cidades. Edição da ANAP. E-BOOK | ISBN 978-85-68242-27-8.

 

Comunicações

Comunicações orais por convite

1995 | Participação na Feira Cultural, promovida pelo Centro de Letras e Artes da UFRJ, Rio de Janeiro, com a comunicação “O Restauro do Palácio Universitário”.

1995 | Participação no VI Colóquio França – Brasil, Natureza, Espaço Urbano, Sociedade e Arquitetura, promovido pelo Grupo Le Corbusier FAU/ UFRJ, Rio de Janeiro, com a comunicação “Palácio Universitário – Pesquisa Histórica Aliada ao Restauro”.

2000 | Participação no 2.º Congresso do Concelho de Loulé, Forum Desenvolvimento do Interior, promovido pela Casa de Cultura de Loulé, ocorrido na Sociedade Recreativa Torense, na Freguesia da Tôr - Loulé, em 25 de março, com a comunicação “Aplicação Atual do PDM e Alterações Propostas”.

2011 | Participação como oradora na tertúlia sobre Património urbano no âmbito do programa do Município de Portimão para a participação nas Jornadas Europeias de 2011, cujo tema era “Património e Paisagem Urbana”, promovida pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Portimão, ocorrida em 23 de setembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

2012 | Participação como oradora na Sessão de Esclarecimentos sobre Mercado Imobiliário, em representação do Município de Portimão, cujo tema era “Regeneração Urbana, benefícios fiscais e apoios municipais na reabilitação do património”, promovida pela REMAX FLASH, ocorrida em 20 de julho, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

2012 | Participação como oradora na Terceira Palestra/ Colóquio Portimão: Reabilitação urbana e coesão social, em representação do Município de Portimão, cujo tema era “Regeneração Urbana de Portimão”, organizado pelo Gabinete de Estudos do PSD/ Portimão, ocorrida em 24 de novembro, no pequeno auditório do TEMPO (Teatro Municipal de Portimão).

2012 | Participação como oradora na apresentação oficial da Marca Por Ti, site e dos Programas de Incentivo à Reabilitação Urbana da Zona Antiga de Portimão, em representação da Reabilitação Urbana da Empresa Municipal Portimão Urbis SGRU, EM, SA, organizado pelo Município de Portimão, ocorrida em 12 de Dezembro, no pequeno auditório do TEMPO (Teatro Municipal de Portimão).

2013 | Participação na tertúlia Edifícios devolutos - O que fazer? No âmbito do 5.º Episódio da 2ª Edição da Teia D’Ideias, promovida pela Teia de Impulsos, em representação da Empesa Municipal Portimão Urbis, participando na discussão e dando testemunho dos projetos, parcerias, ações e desafios que a empresa Portimão Urbis realizou na gestão e reabilitação urbana da cidade de Portimão, ocorrida em 13 de fevereiro, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

2013 | Participação como oradora na Tertúlia Trânsito e Acessibilidades em Portimão, em representação do Município de Portimão, organizado pela Associação cívica Portimão Sempre, ocorrida em 22 de março, na sala Black Box do TEMPO (Teatro Municipal de Portimão).

2013 | Participação como oradora no Seminário técnico ReabilitAlgarve, em representação do Município de Portimão, com a comunicação “Regeneração urbana em parceria com a comunidade – o modelo de intervenção POR TI”, organizada pelo Departamento de Engenharia Civil, do Instituto Superior de Engenharia da UALG, ocorrida em 19 de julho, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.

 

Comunicações em painel ("poster")

Participação no I Simpósio Brasileiro sobre Governança e Desenvolvimento Sustentável, com o painel referente ao artigo "GOVERNANÇA TERRITORIAL: um caminho para a sustentabilidade das comunidades. Definição de um método de medição qualitativa de instrumentos de governança. Estudo de caso: Parcerias público-privadas em Portugal", promovido pela ANAP - Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista, que decorreu em Novembro de 2015, em painel, nas dependências da UNESP – Campus de Tupã, São Paulo. São Paulo - Brasil

Participação com painel no Encontro Ciência 2016 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, para divulgar o artigo "GOVERNANÇA TERRITORIAL: um caminho para a sustentabilidade das comunidades. Definição de um método de medição qualitativa de instrumentos de governança. Estudo de caso: Parcerias público-privadas em Portugal", que decorreu de 4 a 6 de Julho de 2016 no Centro de Congressos de Lisboa. Lisboa - Portugal


Outras comunicações orais

2015 | Apresentação de comunicação “Governance, Territory and Democracy - a path to sustainable communities”, no Sustainable Development Symposium 2015, promovido pela Faculdade de Arquitetura e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa em parceria com The Association of European Schools of Planning, The European Urban Knowledge Network, The International Society of City and Regional Planners, UN-Habitat, JESS - Energy,Sustainablility and Society Journal e LIFE, em 16 de junho, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa.

2015 | Apresentação de comunicação "A cidade feita de sonhos - A outra face do Algarve - O cluster dos festivais nos cascos urbanos antigos. Estudos de caso: Faro, Loulé, Portimão e Lagos", no Seminário Internacional A Cidade não Adormece, promovido pelo SUSTENTA - Laboratório de Projeto Sustentável do CIAUD/ Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em 14 de outubro, no Auditório Rainha Sonja da Noruega (Espaço Cubo), Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

2016 | Apresentação de comunicação "A cidade feita de sonhos - A outra face do Algarve - O cluster dos festivais nos cascos urbanos antigos. Estudos de caso: Faro, Loulé, Portimão e Lagos", na 2ª Semana da Reabilitação Urbana, promovido em parceria entre o ISMAT e a Câmara Municipal de Portimão, em 03 de maio, no pequeno auditório do TEMPO (Teatro Municipal de Portimão).

2016 | Governança Territorial: Um caminho para o equilibrio territorial e Humano. Desenvolvimento de um «modelo» de governança territorial para a regeneração urbana a ser implementado pela administração pública local algarvia. Apresentado na conferência: Territórios e Comunidades à Margem. Maio de 2016., no workshop doutoral Territórios e Comunidades à Margem: Problematização e Intervenção, promovido em parceria entre o Fórum para a Governação Integrada (GovInt) e o ICS-UL, de 16 a 20 de maio, nas instalações do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

 

Atualizado a 29 de Junho de 2017