Carla Patrício

FotoCarla Cristina Patrício (Lisboa, 1973) licenciou-se em 2003 em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras (FLUL). Em 2006 concluiu a Pós-graduação em Desenho Urbano no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-UL). Actualmente encontra-se a desenvolver a tese de doutoramento em Urbanismo na Faculdade de Arquitectura (FAUL), com o tema: “A influência dos espaços religiosos na estruturação dos núcleos urbanos de origem portuguesa. As especificidades das implantações jesuíticas no universo urbanístico português: séculos XVI – XVIII”. No âmbito da qual obteve as bolsas de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2010; e, do Programa internacional “Architecture Urbanism Student Mobility Program” (Ausmip Plus Program PhD Mobility), apoiado pela EU e Governo do Japão, o estudo foi desenvolvido no City Planning Laboratory - Kyushu University, Japão. É membro da equipa de direcção/investigação do Centro de Estudos Urbanos e investigador colaborador do Centro de Investigação Arquitectura, Urbanismo, Design.
Desde 2003 participou em vários projectos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como bolseira de investigação dos quais se destacam: “As Praças na Cidade Portuguesa” (CEURBAN); “Atlas do Património Urbano Português Construído no Mundo”(CEURBAN); “Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa”(CEUA); “A Estruturação Física do Território Urbano Português.”(CEUA). Projectos avaliados com a classificação de Excelente. Foi investigadora-coordenadora do projecto “Chinoiserie ou a China em Portugal do Século XVI aos nossos dias”, financiado pela Fundação Oriente.