cabeçaho-site-ciaud.png

Missão

A sua missão visa sobretudo promover o avanço do conhecimento científico, tecnológico e artístico nos domínios da Arquitetura, do Urbanismo, do Design e da Ergonomia, interagindo com outras áreas disciplinares.
A parte executiva do CIAUD está centrada na Comissão formada pelo Presidente e pelos Coordenadores dos seus quatro Núcleos.
O CIAUD integra ainda o Centro Editorial da FA/Ulisboa e articula-se estreitamente com o Centro de Prestação de Serviços (CPS), o Gabinete de Empreendedorismo, Transferência de Conhecimento e Propriedade Intelectual (GETCPI) e a Incubadora da FA.

Objectivos

  • Criar massa crítica e promover a interação entre as diversas áreas científicas da FA/ULisboa, proporcionando um enquadramento para o ensino de vanguarda, contribuindo simltaneamente para o desenvolvimento económico e social.
  • Ajudar os investigadores a identificar linhas de financiamento, a elaborar de propostas de investigação e a gerir de projetos de investigação fundamental e aplicada em áreas emergentes.
  • Promover o estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, tais como empresas, centros de investigação, laboratórios, fundações, instituições do Estado, autarquias e organizações não governamentais. Estas parcerias consubstanciam-se em atividades de investigação, de formação e de divulgação como conferências, seminários e exposições, entre outras.
  • O CIAUD mantém uma estreita ligação com os Cursos de Mestrado e Doutoramento e os estudos de Pós-Doutoramento da FA, apoiando os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos no desenvolvimento dos seus projetos de investigação. Procura estimular a atividade destes jovens investigadores, aprofundando e alargando os seus territórios de investigação, ora integrando-os em projetos coletivos, ora supervisionando as suas investigações individuais.



Estratégia para o futuro

O CIAUD aposta em dar continuidade ao esforço de apoio à investigação nas suas áreas principais, enquadradas nos seus quatro núcleos e nas respetivas Linhas de Investigação, quer principais, quer transversais. Pretende-se reforçar a trans e a interdisciplinaridade, não só dentro do próprio centro de investigação, como com outros centros congéneres, nacionais e internacionais, nomeadamente os existentes na própria Universidade de Lisboa. Para tal, será promovido o apoio à realização de projetos em parceria, ligação à sociedade, tecido empresarial e indústria.
A principal ação do CIAUD centrar-se-á no apoio direto aos projetos coletivos, projetos individuais e projetos de investigação desenvolvidos no âmbito dos cursos de doutoramento existentes na FA/ULisboa.

Objectivos Principais

  • Convergir e articular os esforços dos investigadores, quer permanentes quer colaboradores;
  • Promover a criação de grupos, partilhando linhas de investigação, interesses e metodologias;
  • Estabelecer pontes e complementaridades, por forma a gerar sinergias científicas e operacionais;
  • Apoiar a disseminação do trabalho de investigação realizado, em reuniões científicas nacionais e internacionais, e nas línguas francas da produção científica contemporânea (nomeadamente em inglês);
  • Promover a visibilidade coletiva e institucional, focados no processo de globalização, em busca de emulação e da afirmação da excelência.
  • Reforçar a importância da língua portuguesa e da produção feita em português, dado que a mesma vem adquirindo uma dimensão crescente no mundo atual.
  • Dar continuidade ao apoio regular de publicação de artigos com fator de impacto, em revistas nacionais e internacionais, assim como à disseminação em conferências nacionais e internacionais, à publicação de livros e à organização de seminários e conferências.


O CIAUD continuará a apoiar projetos de qualidade na realização de protótipos, no registo de ideias ou de patentes, assim como a criação de novos laboratórios e a aquisição de novos equipamentos imprescindíveis à implementação dos seus projetos de investigação e aos desafios que nos são colocados pela investigação atual. Apoiar a criação de startups, estimulando a incubadora de empresas, é também uma das estratégias do Centro.