cabeçaho-site-ciaud.png

Notícias

RCAAP - Normas de Acesso Aberto

No âmbito do acesso à ciência, iImporta referir que cada vez mais o acesso à informação científica deverá ser uma preocupação dos investigadores, assim como a colocação de artigos científicos nos repositórios construídos para o efeito como exemplo o RCAAP. 

Segue em seguida o email que a FCT nos enviou reforçando a politica de acesso ao conhecimento que visa cumprir os principios FAIR - Findable, Accessible, Interorperable, Reusable. 

"O acesso à ciência e ao conhecimento é indispensável a uma sociedade mais informada e mais consciente do Mundo que habita, contribuindo para a tornar mais justa, oferecendo a todos a oportunidade de beneficiar do conhecimento que é gerado pelo esforço de investigação que se pretende cada vez mais reconhecido pela sociedade. Este desígnio torna imperativa a partilha em acesso aberto do conhecimento produzido, quando este seja financiado por recursos públicos cumprindo com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interorperable, Reusable).

Em 2014, a FCT regulamentou a disponibilização em acesso aberto das publicações resultantes de investigação por si financiada, conforme estabelecido na Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas resultantes de Projetos de I&D Financiados pela FCT, aplicada obrigatoriamente a todos os projetos aprovados no âmbito de concursos abertos a partir de 5 de maio de 2014.

Os procedimentos para cumprir os requisitos do acesso aberto são simples: depositar a publicação num repositório institucional integrante da rede do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP.

As publicações depositadas devem ser as versões finais publicadas pelo editor. Nos casos em que o editor não permita essa disponibilização, pode ser depositada a versão final do autor aceite para publicação. Essa versão é idêntica à versão final publicada pelo editor, incluindo as modificações introduzidas no processo de arbitragem, mas sem a formatação final do editor.

Cumprido este passo, a disponibilização da informação científica é viabilizada automaticamente através do repositório, de acordo com as condições previamente decididas no momento do depósito. Caso existam períodos de embargo, que variam consoante o tipo e área da publicação, a sua gestão automática assegura que a informação científica seja disponibilizada a todos os interessados findo o período especificado. A FCT acompanhará o cumprimento das normas estabelecidas, aplicando mecanismos de monitorização e de estímulo ao seu cumprimento.

Para mais informação sobre o Acesso Aberto e a Ciência Aberta e esclarecimento de qualquer dúvida, recomendamos a consulta das infografias e das FAQ sobre Acesso Aberto disponibilizadas pela FCT, bem como da página Ciência Aberta.

Contamos consigo para tornar a Ciência Aberta uma realidade e fazer com que a investigação que é financiada por todos possa ser usada em benefício de todos, promovendo ainda o reconhecimento que é devido aos investigadores pelo seu contributo único para o desenvolvimento da nossa sociedade." (Fonte: Email do
Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Doutor Paulo Ferrão, de 6/12/2017)

 

Atualizado a 14 de dezembro de 2017

Agenda FCT - publicada de 7 a 24 de novembro de 2017 (mais informações no site da FCT) 

 

Concursos e prémios:

Até 05-12-2017

Business2Business (B2B) Bootcamp (Candidaturas)

Até 05-12-2017

NearUS Research2Market Bootcamp (Candidaturas)

Até 02-01-2018

Prémios da Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação 2018 (Candidaturas)

Até 03-01-2018

PhD Program Molecular Biosciences - Biology at the Host Microbe (Candidaturas)

Até 03-01-2018

PhosAgro/UNESCO/IUPAC grants for research projects in Green Chemistry (Candidaturas)

Até 31-01-2018

2ª Edição do Prémio Janssen Inovação (Candidaturas)

Até 31-01-2018

Avaliação de Unidades de I&D 2017/2018 (Candidaturas)

 

Eventos e outras iniciativas:

06-12-2017

1.ª Conferência do Fórum Permanente das Competências Digitais | INCoDe.2030 (Coimbra)

13-12-2017

1ªs Jornadas ISSSL-UL: Temas Críticos da Intervenção Social (Lisboa)

18 a 21-12-2017

Internet Governance Forum 2017 – "Shape your digital future!" (Genebra - Suíça)

Até 31-12-2017

EuroDIG 2018 - Iniciativa Europeia do Fórum de Governação da Internet (Submissão de propostas e questões)

14 e 15-04-2018

9th Symposium on Bioengineering (Porto)

 

19-04-2018

Play2Learn conference (Lisboa)

 

Todos os concursos, anúncios e eventos podem ser consultados na seguinte página:
 http://www.fct.pt/calendario/

Atualizado a 27 de novembro de 2017 

 

Creative Tracks vem ao Porto!!! - Tradição e Inovação: O potencial transformador das industrias criativas

"A plataforma Creative Tracks é um projeto financiado pela Comissão Europeia que pretende que jovens criativos, nas diferentes zonas do globo, possam estabelecer relações de trabalho, participar em debates, partilhar ideias e preocupações, descobrir outros projetos e encontrar novos parceiros para implementar novos desafios em todo o mundo.

O Creative Tracks irá organizar no dia próximo dia 28 de novembro, na cidade do Porto, Portugal, um evento que tem como objetivo reunir cerca de 50 jovens empreendedores criativos de vários setores de atividade, empresas, peritos e financiadores, para discutir o papel que as indústrias criativas e as suas vertentes de inovação, empreendedorismo e design podem ter como dinamizadoras nos diferentes setores das indústrias tradicionais.

Pretendemos abordar a interação e a influência destas componentes no desenvolvimento económico atual. O evento pretende explorar a relação da criatividade com o futuro das indústrias tradicionais e a sua preponderância nas diferentes realizações, sucessos, desafios e oportunidades.

Temos, igualmente, como objetivo fomentar o networking, a formação de parcerias, o debate de ideias com a presença de especialistas na área, e promover sessões de pitching e de esclarecimento para captação de recursos financeiros.

O Programa incluirá:

  • Apresentação do projeto Creative Tracks e da plataforma pela empresa Inova+, coordenadora do projeto
  • Painel de discussão sobre conceitos fundamentais na criação e gestão de industrias criativas e tradicionais, com a participação de 2 startups de sucesso e a presença de 3 representantes de instituições especialistas em financiamento, empreendedorismo e inovação, respetivamente
  • Apresentação dos projetos de empreendedorismo
  • Matchmaking e networking

Vimos por este meio pedir a vossa colaboração para a promoção deste evento junto dos vossos estudantes, professores e investigadores e da vossa rede de empreendedores/profissionais criativos".

Mais informação em:  http://www.creativetracks.org/events/ticket/103115/tradi-ccedil--atilde-o-e-inova-ccedil--atilde-o--o-potencial-transformador-das-ind-uacute-strias-criativas

 

informação enviada ao ciaud pela "The Creative Tracks Team"

Para mais informações contactar Luísa Cruz - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Organização de seminários e conferências

O CIAUD tem por missão  sobretudo promover o avanço do conhecimento científico, tecnológico e artístico nos domínios da Arquitetura, do Urbanismo, do Design e da Ergonomia, interagindo com outras áreas disciplinares.

Neste sentido tem promovido e apoiado uma série de conferências e congressos que promovam o conhecimento nos domínios atrás referidos. 

Destacamos os seguintes eventos: 

1º Encontro de Nacional de Investigação em Arquitetura - Faculdade de Arquitetura - 17 de Novembro 2017 - [Veja Aqui o Video do evento]

 Ergo UX - 5ª edição do Laboratório de Ergonomia - FA-ULisboa  - 9 a10 Novembro 2017-  [Veja Aqui o Video do evento]

D-TEX - FA-ULisboa - 2 a 4 Novembro 2017 [Veja Aqui o Video do evento]

 

 

Graphica 2017 -  Araçatuba - São Paulo

Realiza-se na cidade deAraçatuba  o encontrro Graphica 2017,  contando com a presença do Professor Doutor Fernando Moreira da Silva, Presidente do CIAUD que será o moderador e convidado especial do evento. Mais informção sobre o evento [AQUI

Atualizado a 23 de Outubro de 2017