Investigadora Maria Luísa Costa vence AHFE 2020 Best Paper Award

maria.jpg

A Investigadora do CIAUD Maria Luísa Costa venceu o prémio de melhor paper na conferência AHFE 2020 - 11th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, que decorreu entre 16 e 20 de julho de 2020.

O título do paper vencedor é "Wayfinding Systems: Digital Versus Analogical Media" e está publicado como capítulo no livro de proceedings da conferência.

Data publicação: 22 julho 2020

Chamada para artigos científicos no special issue "City and Port: Waterfront Integration for Sustainability", do journal Sustainability

City_and_Port_Waterfront_Integration_for_Sustainability_horizontal_dark.png

O Prof. João Pedro Costa convida os Investigadores do CIAUD a apresentar artigos científicos no special issue "City and Port: Waterfront Integration for Sustainability", do journal Sustainability:

Para mais informações [+]

Data publicação: 17 junho 2020

URBinLAB e COVID19 - uma reflexão

Desafios, conflitos e oportunidades para a Cidade em tempos de COVID19

COVID19 URBinLAB

O Grupo de Investigação do CIAUD URBinLAB publicou a seguinte notícia relativamente às questões suscitadas pela COVID19 no quadro do Urbanismo e do Ordenamento do Território.

"Perante os desafios colocados pela COVID19, o URBinLAB considera fundamental contribuir com um conjunto de reflexões, na perspetiva de que o Território e as Cidades são, nestes tempos de incerteza e emergência em que vivemos, recursos e instrumentos poderosos de resposta, de adaptação e de inclusão, mas também de renascimento no pós-pandemia. (...)"

Esta reflexão inclui também 10 medidas para a adaptação da Cidade no período pós-COVID-19.

Leia aqui a notícia completa.

Visite aqui o site do URBinLAB.

Data publicação: 25 maio 2020

A'Design Award - A Surdina Shatron

02.jpgOs Investigadores do CIAUD Ermanno Aparo e Liliana Soares e os ex-alunos do curso de Design do Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) João Teixeira e Jorge Passos venceram o prémio internacional de Design 2020 "A'Design Award" na categoria de instrumentos musicais com a surdina Shatron. Trata-se do único projeto da categoria de instrumentos musicais a ser premiado.

Na sua missão, o grupo de trabalho denominado “Altempo Design Research Group” implementa e cruza experiências diferentes no âmbito do Design, numa visão holística entre a profissão e a investigação para alcançar o desenvolvimentos de novos conceitos de produtos.

“Shatron” é uma Surdina Straight - uma tipologia de acessórios importantíssima para um trompetista e por esta razão um dos dispositivos mais comuns para instrumentos de sopro. A surdina Shatron apresenta uma solução de design que permite condições de desempenho excelentes, pois abrange todos os requisitos de som padrão. Shatron é composta por dez pedaços de madeira reciclada de diferentes tipos e densidades. As madeiras utilizadas - todas de alta qualidade com densidades médio-altas - são apenas aparas de madeira de uma empresa de mobiliário, restos demasiado pequenos para serem utilizados em produção e que, muitas vezes, são queimados.

A estrutura do objeto é produzida com um filamento de um novo material com alta sustentabilidade mas extremamente resistente, englobando 35% de fibra de carbono. A estrutura é alcançada através de tecnologia de impressão 3D. Em termos de conceito, o produto refere-se aos telhados piramidais russos do século XIV, que eram utilizados ​​para amplificar a acústica do espaço arquitetónico. Shatron complementa o trompetista como um contador de histórias de novos artefactos.

Link do site do prémio: https://competition.adesignaward.com/design.php?ID=101028

Data publicação: 22 maio 2020

CALL FOR ABSTRACTS:  7ICCH – Seventh International Congress on Construction History

7ICCH.jpg

The 7ICCH – Seventh International Congress on Construction History will be held in Lisbon, Portugal, on 12–16 July 2021.

We are what we build and how we build; thus, the study of Construction History is now more than ever at the centre of current debates as to the shape of a sustainable future for humankind. Under the main theme “History of Construction Cultures”, the Congress will provide an opportunity to celebrate and expand our understanding of the ways in which everyday building activities have been perceived and experienced in different cultures, times and places.

The call for abstracts is open!

The general call for abstracts invites proposals as single contributions dealing with a broad range of construction history topics as well as to be included in thematic sessions.

Topics cover a broad range of construction history subjects (construction determinants and their relation with design, extraction and processing of materials, site management, works execution processes, knowledge transfer, actors, machines, tools, building legislation, construction - politics, economy and society, etc. Proposals can approach these subjects from any time period (from ancient times to the 20th century), have any geographical scope (local to intercontinental) and discuss any type of buildings and structures (e.g. vaults; shells; spatial structures; trusses; bridges; industrial/residential/public/religious; stadiums and pavilions; military constructions; infrastructures and public works).

Thematic sessions are the result of a previous successful call collecting a significant number of proposals from senior and young researchers coming from all over the world (New Zealand, Australia, China, Mexico, Canada, Germany, Spain, France, Portugal, United Kingdom, Belgium, Russia and Switzerland) aiming to cover important problematics, historical periods and different regions of the globe.

Ler mais: 7ICCH - call for abstracts