cabeçaho-site-ciaud.png

Conferência "Cimento, betão armado e culturas construtivas: perspectivas europeias (séculos XIX-XX)"

No próximo dia 30 de Novembro de 2018, a partir das 09.00h, terá lugar no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa o Simpósio Internacional “Cimento, betão armado e culturas construtivas: perspectivas europeias (séculos XIX-XX) / Cement, reinforced concrete and building culture: European perspectives in the 19th and 20th centuries".

O objectivo do Simpósio é reunir estudos de investigadores e académicos de diferentes países (Reino Unido, França, Itália, Bélgica, Suíça, Alemanha, Espanha e Portugal) de modo a obter uma visão panorâmica da mudança de paradigma na cultura construtiva que ocorreu por toda a Europa, a partir do século XIX. Esta transformação levou à transição de tradições de construir baseadas em alvenarias à base de argamassas de cal (a partir do século XIX combinadas inicialmente com ferro estrutural e depois com aço) para uma cultura construtiva baseada no cimento Portland nas suas variadas aplicações (tubos, mosaicos hidráulicos, elementos prefabricados) e nos sistemas construtivos do betão armado.

A abertura do Simpósio conta com a presença do Prof. João Pardal Monteiro, presidente da FA_ULisboa e do Prof. Fernando Moreira da Silva, presidente do CIAUD e do Conselho Científico da FA_ULisboa.

O evento organizado por João Mascarenhas Mateus (CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa), é financiado pelo projecto exploratório “From Lime to Portland Cement. Construction History and Building Cultures in Contemporary Portugal”(IF/00792/2014/CP1259/CT0001 – Programa Investigador FCT) e servirá para estabelecer uma ponte com outros estudos no mesmo âmbito que foram levados a cabo nos países representados no Simpósio. A iniciativa tem também o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção.

Para mais informações, consultar a página online:
http://ptbuilds20.fa.ulisboa.pt/index.php/simposio/apresentacao