Centro de Investigação em

Arquitetura, Urbanismo e Design

O Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), sedeado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa), foi constituído em 2006. O Centro é composto por uma equipa coesa e plural de Investigadores colaboradores e integrados, formada por docentes e alunos dos cursos de doutoramento da FA-ULisboa e por Doutores de outras Escolas, sendo gerido por uma Comissão Executiva e apoiado por um conjunto de Consultores de reconhecido mérito internacional nas áreas de foco do CIAUD.

A missão do CIAUD é promover a produção, desenvolvimento e inovação do conhecimento científico, tecnológico e artístico em quatro núcleos – arquitetura, urbanismo, design e ergonomia –, que interagem com outras áreas disciplinares, com o ensino e com a sociedade como um todo, viabilizando a sua intersecção através de mais de 20 Grupos de Investigação trans- e interdisciplinares.

Ligando a investigação à sociedade local e às necessidades das regiões descentralizadas e promovendo o dinamismo em áreas do País onde ainda é difícil desenvolver investigação, o CIAUD ampliou a sua atividade a quatro Pólos que estabelecem o início de uma rede a nível nacional, com o intuito de contribuir para a criação de futuros centros de investigação. O CIAUD é ainda apoiado por diversas estruturas técnicas, entre as quais uma equipa de apoio, uma Biblioteca, Oficinas e Laboratórios de Digitalização 3D, Prototipagem Rápida, de Cor, Têxtil e de Ergonomia e Experiência de Utilização.