APRESENTAÇÃO

O CIAUD é um Centro de Investigação consolidado, centrado no papel da inovação e da criatividade na economia e na sociedade. A Arquitetura, o Urbanismo, o Design e a Ergonomia são as disciplinas motoras do Centro, integradas num ambiente transdisciplinar, com vista a fortalecer o Saber e a promover o desenvolvimento.

O CIAUD distingue-se pela sua abrangência, contribuindo para a coesão territorial em Portugal. Tem sede em Lisboa, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e pólos em Viana do Castelo, Porto, Covilhã, Castelo Branco e Algarve.

Criado em 2006, o Centro tem amadurecido com vista a ajustar-se à acelerada transformação societal. Internamente, evolui em direção a uma estrutura em que a atividade dos investigadores se centra em Grupos de Investigação, com focos orientados e também eles interdisciplinares. É composto por membros integrados, que determinam a política científica e elegem a Comissão Executiva, membros colaboradores, que desenvolvem investigação ativa e regular, e membros doutorandos, com projetos de tese aprovados, que desenvolvem a atividade de I&D em Grupos de Investigação. Integra ainda bolseiros de investigação, selecionados através de procedimentos abertos e competitivos.

O CIAUD é membro de várias redes internacionais de I&D, com representação regular. Promove elevados padrões de exigência científica, integrando um conjunto de Consultores de reconhecido mérito internacional e assegurando a avaliação interna regular, do Centro e dos seus investigadores. O funcionamento interno e o apoio à atividade de I&D é assegurado por uma Equipa de suporte especializada.

O Centro de Investigação é financiado diretamente pela FCT, alavancando o desenvolvimento de investigação de base em projetos competitivos com financiamento nacional e internacional, e de investigação aplicada diversificada junto de governos, administração pública central e municipal, empresas e organizações não governamentais.

O CIAUD promove um ecossistema de inovação, pondo a criatividade ao serviço da comunidade. A comunicação entre a investigação de base, a investigação aplicada e os estudos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento acrescenta valor, dinamiza o empreendedorismo e coloca a I&D ao serviço do progresso e das novas gerações.