Núcleo de Arquitetura
Coordenador
Hugo Farias
Linhas de Investigação
Arquitetura da Cidade e do Lugar
Arquitetura
A designação de Arquitetura incide, neste contexto, na edificação propriamente dita desde a sua génese projetual, às ideias e sistemas funcionais, à organização espacial, composição, linguagem e tectónica. Naturalmente incide também no campo projetual, sobre a poética do espaço, do jogo da luz e da sombra e sobre o sentido da ordem. Neste domínio está especialmente incluída a habitação e a investigação sobre os novos paradigmas do habitar.
Tecnologias e Sistemas Construtivos
Correspondem a todas as matérias inerentes à materialização do edificado. Em particular, a investigação centrar-se-á preferencialmente nas tecnologias não convencionais, dando resposta aos novos paradigmas do século XXI, nomeadamente abordando novos materiais que irão promover a investigação de novos sistemas construtivos. A investigação direciona-se sobretudo para dois aspetos preferenciais: a reabilitação em meios urbanos consolidados, e para o crescimento habitacional em países emergentes. A primeira relaciona-se com a reabilitação urbana, requalificação e conservação, e a segunda com o problema da construção de habitação nova a custos reduzidos.
Arquiteturas Efêmeras e Cenografia
O século XXI tem-se pautado pela proliferação de eventos que necessitam de uma resposta a nível arquitectónico. A especificidade destas matérias tem aberto oportunidades de estudo, em parte já sedimentados, correspondentes a um campo de investigação próprio e muito singular na área das construções efémeras, que integram a arquitetura. A Cenografia corresponde a um âmbito alargado de investigação que, tendo como génese o teatro, que se alargou à televisão e ao cinema – entre outros, e que justifica a licenciatura autónoma oferecida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Conservação e Reabilitação do Património
Representação e Conceção
Assim, nesta linha de investigação iremos encontrar toda a investigação que refere à visualização e representação em projeto, entendida de um modo alargado, desde o Desenho à Computação, passando por todos os processos geométricos de pensamento, quer ao estudo dos processo cognitivos e artísticos que desencadeiam tais fenómenos comunicativos. Incluem-se aqui, ainda, a teorização e historiografia de tudo o que seja a Representação e a Concepção referida estas áreas do conhecimento.